Pela primeira vez, MPSC tem representante em banca examinadora de concurso da Magistratura do TJSC
As provas orais do Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, iniciadas nesta segunda-feira (14/8), trazem uma novidade: pela primeira vez, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) tem um representante na comissão examinadora do certame.
O Promotor de Justiça Júlio André Locatelli, indicado pelo Procurador-Geral de Justiça para representar institucionalmente o Ministério Público, integra a Comissão Permanente de Concurso da Magistratura e atual Comissão Examinadora, participando desde a primeira fase, prova escrita discursiva e prova prática de sentença criminal, sendo responsável na Prova Oral pela indagação do conteúdo de Direito Penal.
A Comissão Examinadora é composta pela Presidente da Comissão, Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta; pelos Desembargadores Dinart Francisco Machado, Edir Josias Silveira Beck e Marcos Probst; pelos Juízes de Direito Paulo Marcos de Farias e Maira Meneghetti; além do representante do Ministério Público (Júlio André Locatelli) e da OAB/SC (Bernardo Wildi Lins).
O Promotor de Justiça destacou que ¿a participação ativa do Ministério Público decorre da reconhecida simetria constitucional entre Magistratura e Ministério Público e devida sinergia entre as instituições, contribuindo ainda o conhecimento adquirido e trabalho desenvolvido para a necessidade de constante e mútuo aprimoramento e aperfeiçoamento das normas e trato relacionados aos certames¿.
Segundo determina a Resolução Conjunta Nº 7, de 25/06/2021, do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, é ¿assegurada a participação de pelo menos um(a) integrante do Ministério Público nos concursos públicos para ingresso na carreira da Magistratura e de pelo menos um(a) integrante da Magistratura nos concursos públicos para ingresso na carreira do Ministério Público¿.
A prova oral do Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura é realizada em sessão pública nos dias 14, 15 e 17 de agosto de 2023, no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste