Parceria entre MPSC e Alesc leva qualificação sobre moralidade pública a representantes do Legislativo municipal
Começou hoje em Criciúma a capacitação do Programa ''Legislativo em Ação''. O evento é da Escola do Legislativo da Alesc e conta com a parceria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e vai passar por diversas cidades do estado. A qualificação visa qualificar detentores de mandatos municipais, assessores e servidores públicos e foca na moralidade pública e no planejamento de mandatos.
O evento reuniu vereadores e assessores parlamentares de toda a Região Carbonífera e proporcionou reflexões e orientações voltadas ao fortalecimento dos mandatos legislativos municipais.
O coordenador do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do MPSC, Promotor de Justiça Marcio Vieira e o Promotor de Justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro abordaram o tema moralidade pública. Para o Coordenador do CMA, a moralidade é o princípio norteador de toda a conduta do agente público. ''Esse assunto é de suma importância. A conduta dos agentes públicos deve se guiar pela moralidade, e é essencial estreitar o diálogo entre o Ministério Público, as câmaras de vereadores e os cidadãos para fortalecer essa atuação'', afirmou.
Já o Promotor de Justiça Marcus Vinicius reforçou a importância de aproximar o Ministério Público das casas legislativas. ''Nosso objetivo é abrir portas e iniciar um diálogo mais próximo com as câmaras de vereadores. A moralidade vai muito além da improbidade administrativa. Ela abrange todos os princípios que regem a administração pública. É fundamental que vereadores e assessores tenham isso como norte da sua atuação'', destacou.
O presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Criciúma, vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, avaliou positivamente a realização do encontro e agradeceu a parceria com a Alesc.
''Esse evento foi muito importante porque aprendemos sobre planejamento de mandatos e moralidade pública. Esses ensinamentos qualificam ainda mais o trabalho dos vereadores. Tivemos participação efetiva de representantes de várias câmaras, e isso mostra o comprometimento com a boa política. Agradeço à Assembleia Legislativa pela parceria e à Câmara de Criciúma por todo o suporte para contribuir com os mandatos da nossa região'', declarou.
Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras que abordaram temas essenciais para o bom desempenho da atividade parlamentar. O doutor em sociologia política e políticas aplicadas, José Roberto Paludo, falou sobre Planejamento de Mandatos e destacou a importância da organização estratégica na atuação legislativa. Segundo ele, o planejamento estratégico é uma ferramenta que sistematiza ideias, direciona esforços e torna os mandatos mais eficazes.
''Hoje na política a gente muitas vezes acaba apenas fazendo as coisas que o sistema empurra e perde energia com tarefas desfocadas. O planejamento estratégico ajusta esse percurso, ajudando os vereadores a atuarem de forma mais focada nos objetivos, gastando menos energia e recursos. Quem ganha com isso é a população, é o município'', pontuou Paludo.
Parcerias consolidadas
O Legislativo em Ação é desenvolvido há mais de quatro anos, e tem como objetivo qualificar vereadores e servidores de câmaras municipais, bem como agentes políticos e a sociedade em geral. O projeto conta com o apoio do Programa Qualifica, que é resultado da cooperação entre a Alesc e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o apoio da União de Vereadores (Uvesc) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis