Ouvidoria do MPSC adere a campanha nacional de enfrentamento à violência de gênero no ambiente universitário
Iniciativa pretende promover conscientização e fortalecimento da rede de acolhimento a mulheres jovens em espaços acadêmicos.
Nos próximos dias, você vai acompanhar uma série de publicações nas redes sociais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com foco no enfrentamento da violência de gênero no ambiente universitário. A iniciativa faz parte da campanha “Respeito é bom, eu gosto e é direito!”, lançada pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público, vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Com a adesão da Ouvidoria do MPSC e de outras instituições de ensino à campanha, os materiais de conscientização serão replicados tanto nos canais de comunicação das entidades quanto em espaços estratégicos de universidades, como banheiros femininos. Os cartazes contêm cores vibrantes, ilustrações e linguagem acolhedora e pretendem transmitir informação de forma sensível e acessível. Com essas duas frentes de divulgação, busca-se ampliar o alcance da campanha, marcando presença onde o público jovem se informa e interage diariamente.
Além disso, a iniciativa prevê que as instituições de ensino disponibilizem um ponto de acesso seguro à internet para facilitar a realização de denúncias ou pedidos de orientação. Em Santa Catarina, aderiram também a Universidade Vale do Itajaí (Univali), a Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul), a Universidade Extremo-Sul Catarinense (Unesc), a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, 61,1% das vítimas de feminicídio pertenciam ao grupo com idade entre 18 e 44 anos, com a incidência mais elevada na faixa dos 18 aos 24 anos. Sendo assim, a campanha tem o intuito de dialogar diretamente com a comunidade universitária, que, pela faixa etária, é um dos públicos mais vulneráveis à violência.
Pacto Nacional
A campanha lançada pelo CNMP integra o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência de Gênero no Ambiente Universitário, uma articulação interinstitucional que reúne o Ministério Público, instituições de ensino superior, órgãos públicos e entidades da sociedade civil com o objetivo de prevenir, identificar e combater situações de violência contra mulheres em universidades.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis