Órgãos públicos da comarca de Dionísio Cerqueira terão maior rigidez contra poluição sonora
Maior controle na emissão de licenças e alvarás para bares e boates e fiscalizações de rotina com adoção de providências. Esses foram os compromissos assumidos por Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar perante o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a fim de coibir a poluição sonora no período noturno, problema recorrente na Comarca de Dionísio Cerqueira, que acabam por gerar, a partir disso, diversas demandas na seara criminal. O procedimento foi instaurado a partir dos dados disponibilizados no "Portal do Promotor", que permitiu identificar, inclusive, o mapa da criminalidade na região e direcionar a atuação no foco da problemática.
A reunião com as autoridades locais foi promovida pelos Promotores de Justiça Leonardo Cazonatti e Francisco Ribeiro Soares. De acordo com os Promotores de Justiça, não estavam sendo observadas as legislações municipais, as quais condicionam a expedição de licenças à observância, pela municipalidade, dos efeitos do empreendimento na qualidade de vida da população residente na área e em suas proximidades, abrangendo, dentre outros aspectos, a poluição sonora.
A fiscalização contará com o auxílio da Polícia Militar que, durante a rotina de patrulhamento, ao verificar irregularidades, passará a notificar o proprietário do estabelecimento, encaminhando a documentação à Polícia Civil e à Prefeitura Municipal para as providências cabíveis, tais como a aplicação de multa, redução do horário de funcionamento ou até mesmo a interdição do local.
Segundo o Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, "não se busca coibir esses tipos de atividades comerciais, mas apenas adequá-las para que possam funcionar sem perturbar a comunidade do seu entorno, impactando, também, na diminuição das ocorrências policiais dessa natureza, num viés de atuação criminal preventiva".
Além dos representantes do Ministério Público, participaram das reuniões o Prefeito de Dionísio Cerqueira e de Palma Sola, os Comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, e o Delegado de Polícia Civil da Comarca.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste