Operação "Vaga Certa" apura fraude em concurso público em Laurentino
Nesta terça-feira (25/4), o núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Blumenau, em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Oeste, deflagrou a operação Vaga Certa. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em quatro municípios de Santa Catarina: Laurentino, Ibirama, Salete e São Bento do Sul.
A operação apura possível fraude em concurso público ocorrida em Laurentino para provimento de cargos efetivos de agentes legislativos para a Câmara de Vereadores. As provas do Concurso Público 001/2022 ocorreram em dezembro do ano passado.
Segundo as investigações, dois candidatos com possíveis ligações com pelo menos um agente público teriam se beneficiado do certame.As investigações iniciaram há três meses e uma série de medidas cautelares já foram deferidas e implementadas.
As inforamações angariadas no curso da apuração reforçaram as suspeitas, bem como elementos de autoria e materialidade, que pairavam, desde a fase inicial das investigações. Há fortes indícios que há ilegalidade também no próprio processo licitatório que resultou na escolha da empresa que organizou o certame.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste