28.08.2020

Operação apreende 1,3 tonelada de alimentos em condições impróprias para consumo

A operação aconteceu nesta terça-feira (25/8) em Campos Novos e faz parte do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária de Produtos de Origem Animal (POA) do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do Ministério Público de Santa Catarina.
Post

Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e fiscais sanitaristas das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, fiscalizou diversos estabelecimentos comerciais de Campos Novos. Por intermédio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Novos, foram feitas fiscalizações em supermercados e padarias.

Durante a operação, que ocorreu durante todo o dia, foi apreendida e retirada de circulação 1,3 tonelada de alimentos impróprios ao consumo. Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais pode-se destacar a ausência de procedência e registro nos serviços de inspeção oficiais, alimentos acondicionados fora das especificações indicadas pelo fabricante e alimentos com prazo de validade vencido.

Ainda na Comarca de Campos Novos, em 26 de agosto, as equipes se dirigiram ao município de Zortéa, onde encontraram situação sanitária semelhante à do município vizinho, tendo apreendido e inutilizado cerca de 300 quilos de alimentos impróprios ao consumo.

Os produtos apreendidos foram encaminhados para descarte em aterro sanitário, sob a responsabilidade das Vigilâncias Sanitárias Municipais.


SAIBA MAIS

Saiba mais sobre o Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtores de Origem Animal (POA)




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC