Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPSC é apresentado em encontro nacional do projeto Rede Autocompositiva do MP
A convite do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do MPSC, Promotora de Justiça Analú Librelato Longo, apresentou a iniciativa à Rede Autocompositiva do MP. A fala ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), via Teams.
Na explicação, Analú fez um breve histórico do NUPIA e detalhou a estrutura física, de pessoal, organizacional e normativa, as áreas e modos de atuação e as principais ações e projetos do núcleo. Acompanharam a apresentação as servidoras do NUPIA Roberta Pereira Teixeira d'Ávila e Luciana Andrea Mattos.
A apresentação do NUPIA do MPSC ocorreu durante um encontro do projeto Rede Autocompositiva do MP, a pedido do presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), o Conselheiro do CNMP Daniel Carnio Costa. Essa foi a segunda edição do encontro da Rede Autocompositiva do MP, uma inciativa idealizada pela UNCMP.
Assista ao encontro na íntegra aqui.Fortalecimento do NUPIA no MPSC
A participação do MPSC no evento ocorre na mesma semana em que foram anunciadas medidas para fortalecer o trabalho do NUPIA. Na segunda-feira (12), foi publicada uma portaria modificando a estrutura do núcleo, que agora passa a compor a estrutura do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, e designando novos membros, um dos quais terá dedicação exclusiva para o NUPIA.
Com essas alterações, a Administração Superior adere à tendência mundial na cultura de participação, diálogo e consenso e atende, mais precisamente, à Resolução 118/2014, à Recomendação 54/2017 e a uma das propostas do Plano de Gestão 2023/2025.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste