Nota do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais reconhece atuação dos Promotores e Promotoras de Justiça nas eleições dos Conselhos Tutelares
O processo de Escolha Unificado para o Conselho tutelar, que ocorreu no domingo (01/10/2023), nacionalmente, além da relevância em tutela dos direitos de crianças e adolescentes, bem assim das políticas públicas voltadas a essa área, há muito ganhou conotação política, exigindo, ainda mais, do Ministério Público, como guardião das instituições democráticas e do estado de direito, uma fiscalização rígida e intensa.
Por todo o país e, nos mais distantes rincões de nosso Brasil continental, promotoras e promotores de justiça, servidoras e servidores, dedicaram-se com afinco, vencendo dificuldades próprias da nossa realidade e, ínsitas de um pleito dessa proporção.
Apesar de envolver um eleitorado significativo, é organizado e conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, colegiado que, muitas vezes, não dispõe do suporte necessário para a realização do certame, o qual o Ministério Público, nos termos da Carta de Brasília funcionou como indutor de todas as etapas, desde os atos preparatórios, até a apuração, com o escopo de cumprir fielmente a nossa missão constitucional e, novamente, atender o chamado da sociedade brasileira.
O CNPG, através das Chefias Institucionais, de suas coordenações especializadas na área da infância e juventude, de seus núcleos eleitorais, servidores e gabinetes militares, há cerca de um ano, iniciaram trabalho incessante, para que fosse possível concluir, com êxito o processo de escolha , em mais um exemplo de cidadania e de democracia.
O CNPG deixa consignada sua elevada gratidão, a todas e todos, integrantes do Ministério Público brasileiro, pela incansável atuação e pela oportunidade de fortalecermos as colunas da nossa instituição, inclusive em demonstração, com a altivez de estilo, da importância e da imprescindibilidade do Ministério Público ao processo democrático nacional.
Muito obrigado!
CÉSAR BECHARA NADER MATTAR JÚNIOR,
Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará
Presidente do CNPG
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste