Nota de pesar: MPSC comunica o falecimento do Promotor de Justiça aposentado Enéas Athanázio
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) comunica, com pesar, o falecimento do Promotor de Justiça aposentado José Enéas Cezar Athanázio, aos 90 anos de idade, na noite desta sexta (4/4). Ele deixa a esposa, Jandira, e três filhas.
O Promotor de Justiça estava internado no Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú. O velório iniciará às 10 horas, deste sábado (5/4), no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, e o cerimonial de despedida ocorrerá às 17 horas.
Athanázio ingressou na carreira do Ministério Público em 1968, atuando nas comarcas de Anita Garibaldi, Capinzal, Canoinas, Rio do Sul e Blumenau. Antes ainda, havia atuado como advogado nos três estados do Sul após se formar no curso de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina em 1959.
Entre 1987 e 1989 foi Secretário Adjunto da Justiça do Estado, assumindo em diversas oportunidades internamente a titularidade da pasta. Se dedicou a lecionar no curso de Direito na universidade FUNPLOC, hoje chamada Universidade do Contestado - UnC, e na FURB - Universidade de Blumenau.
No último dia 12 de março, representando o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, uma comitiva liderada pela Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) Lara Peplau, e com membros aposentados, o ex-Procurador-Geral de Justiça José Galvani Alberton e dos Procuradores, Everton Jorge da Luz e Rosa Maria Garcia, prestaram uma homenagem, ao Promotor de Justiça aposentado Enéas Athanázio, no próprio hospital em que estava internado.
Na oportunidade foi entregue uma placa em agradecimento por sua atuação como Promotor de Justiça e, também, por sua contribuição literária. "Preferi sempre ficar no primeiro grau, tratando com o povo, vendo as suas dificuldades, os problemas das suas vidas, e isso foi muito bom. O MPSC é a minha casa e lá passei os melhores anos da minha vida", contou o homenageado.
Com 62 livros escritos e colunista dos jornais "Página 3 e "Blumenau em Cadernos, o Promotor de Justiça aposentado completa, em 28 de março, 90 anos. Além de prêmios literários, medalhas de mérito, Enéas Athanázio é cidadão emérito de Blumenau e Campos Novos.
Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis