NÃO CORTEM NOSSAS PERNAS
Você está viajando e, ao deitar-se na cama da hospedagem, suas pernas são presas por cordas e esticadas até que fiquem exatamente do tamanho da cama. Ou, ao contrário, quando maiores, são cortadas. Pense num serrote dolorido, bem dolorido.
Esse é o Leito de Procusto, uma narrativa mitológica que nos permite refletir sobre as razões dos padrões sociais e das violências cometidas para nos conformar a eles.
Hoje, 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembre de Procusto, e reserve o dia para perguntar: quais são os leitos em que essa enorme parcela da sociedade se deita? Quais são as normais sociais discriminadoras dos nossos idosos?
O etarismo ou idadismo só vê o lado negativo do processo de envelhecimento. A partir desse modo de discriminação, cria-se a imagem de que idosos são frágeis, incapazes, improdutivos - e sem valor social. E, tal como no Leito de Procusto, precisam se adaptar à sociedade, e não o contrário. O etarismo, por sua vez, reforça outros modos de agressão a esse grupo populacional. São exemplos a negligência e o abuso financeiro.
Essas tentativas de encaixar as pessoas idosas em tamanhos estreitos de ser e estar no mundo manifestam-se no ambiente doméstico, em rodas de amigos e em espaços institucionais, inclusive em serviços criados para atender e investigar a violação dos direitos dessa população.
Uma das contribuições do Ministério Público foi o lançamento há quatro anos do Protocolo PISC. Queremos qualificar e humanizar o atendimento às pessoas idosas vítimas ou em situação de violência em Santa Catarina e por isso o protocolo contém explicações e um excelente formulário para atender pessoas e orientar o fluxo de rede dos agentes municipais. A proposta é que cada localidade adeque o protocolo à sua realidade para torná-lo mais eficiente.
É uma forma de contribuir para a qualificação dos serviços e para questionar: como ajustar as camas aos modos de ser e existir no mundo, barrando nossos próprios preconceitos?
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis