Na Semana da Mulher, MPSC debate a desnaturalização da violência de gênero
"A violência contra a mulher é um fenômeno perversamente democrático, pois atinge todas as camadas sociais, independentemente de cultura, religião ou segmento social. A violência doméstica, lamentavelmente, está presente na vida das mulheres". Foi com essa frase que a Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Valderez Deusdedit Abbud abriu sua palestra no webina r "Desnaturalizando a violência de gênero: uma abordagem multidisciplinar". O evento virtual, transmitido nesta terça-feira (9/3) no canal do MPSC no YouTube, também recebeu a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Tereza Kleba Lisboa e contou com a participação da Procuradora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (GEVIM), Cristiane Rosália Maestri Böell, e da Procuradora de Justiça e Integrante do GEVIM Eliana Volcato Nunes. A mediação foi feita pelo Coordenador do Centro de Apoio Criminal e da Segurança Pública, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior.
Para assistir à transmissão na íntegra, clique aqui .
Na abertura, o mediador destacou a importância do evento. "Faço uma observação da importância do comprometimento efetivo e do envolvimento de todas as instituições e da própria sociedade civil no enfrentamento à violência de gênero, notadamente à violência contra a mulher, que é uma violência desumanizante, que visa despersonalizar a mulher, sobretudo, no sentido de se buscar a desnaturalização das mais diversas formas de violência", frisou Jádel.
Segundo a Procuradora de Justiça do MPSP Valderez Deusdedit Abbud, os séculos de opressão na sociedade assimétrica se perpetuam até os dias de hoje. "Não podemos negar que tivemos avanços importantes, sejam eles oriundos da própria necessidade social ou da luta incessante das mulheres. Muitas leis foram editadas visando combater essa chaga social, que traz não só a submissão social da mulher, como também um grave problema social", ressaltou.
Em sua fala, a professora da UFSC Tereza Kleba Lisboa apresentou questões didáticas que fizeram contraponto ao título do webinar , gerando uma reflexão sobre a questão de "desnaturalizar" a violência contra a mulher. Tereza enfatizou que, "para desnaturalizar a violência, é necessário desconstruir as noções de estereótipos sobre os papéis de homens e mulheres, porque essa também é uma causa da violência."
No debate, a Procuradora de Justiça e Integrante do GEVIM Eliana Volcato Nunes questionou a Procuradora de Justiça do MPSP sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 779, que exclui a legítima defesa da honra no âmbito do instituto de legítima defesa, e indagou se uma decisão definitiva favorável a essa tese caracteriza um avanço no combate à violência contra a mulher. A Procuradora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, Cristiane Rosália Maestri Böell, lembrou da Lei 16.620, de 7 de maio de 2015, que instituiu o Observatório de Violência contra a Mulher em Santa Catarina. Ela questionou a professora da UFSC sobre os objetivos e a natureza do Observatório e as perspectivas para sua implementação no estado.
O evento
A palestra foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher e teve como objetivo evidenciar o compromisso do Ministério Público na promoção da equidade de gênero e no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.
A ação faz parte do projeto "Webinars MPSC/CEAF", do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, em parceria com os centros de apoio operacional do MPSC. O projeto se iniciou em 2020, em razão da pandemia de covid-19, para compartilhar, por meio de eventos on-line , informações sobre a atuação do Ministério Público catarinense e conta com o apoio da Escola Nacional do Ministério Público.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente