14.07.2025

MPSC recorre para aumentar pena de homem que transportou mais de 137 quilos de maconha

O réu foi sentenciado a cinco anos de reclusão em regime inicial semiaberto por tráfico de drogas, mas o MP interpôs recurso para aumentar a pena. A apreensão ocorreu durante uma operação de rotina da Polícia Militar na rodovia SC-160, no município de Serra Alta, no Oeste catarinense, em maio deste ano.

Após ser flagrado transportando mais de 137 quilos de maconha no porta-malas de um veículo, um homem foi condenado por tráfico de drogas. Ele foi sentenciado a cinco anos de reclusão, em regime inicial semiaberto, mas o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) interpôs recurso para aumentar a pena. O caso foi registrado no município de Serra Alta, no Oeste do estado, em maio deste ano.

A ação penal teve início após o flagrante, realizado por volta do meio-dia do dia 25 de maio deste ano, quando o veículo conduzido pelo réu foi abordado pela Polícia Militar em fiscalização de fronteira na rodovia SC-160. No porta-malas do automóvel, a droga foi localizada acondicionada em tabletes e coberta por um pano. Também foram apreendidos aproximadamente R$ 2 mil em espécie e um aparelho celular.

Para o Ministério Público, a pena fixada não reflete adequadamente a gravidade do crime nem o risco social representado por esse tipo de atividade. Por isso, houve a interposição de recurso para buscar uma resposta penal mais proporcional e condizente com a legislação. "Estamos diante de um caso de tráfico interestadual, com envolvimento de uma quantidade expressiva de droga, o que demonstra o alto grau de reprovabilidade da conduta", destaca o Promotor de Justiça responsável pelo caso.

Cabe recurso da sentença, mas o juízo negou ao réu o direito de recorrer em liberdade e ele segue preso preventivamente.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Chapecó