MPSC recorre e pede prisão preventiva de homem solto após flagrante com quase 200 kg de drogas em Balneário Camboriú
A 8ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú interpôs, nesta quarta-feira (20/8), um recurso em sentido estrito contra a decisão judicial que concedeu liberdade provisória a um homem preso em flagrante na segunda-feira (18/8), no bairro Vila Real, por armazenar em sua residência quase 200 quilos de drogas - aproximadamente 175,8 quilos de cocaína e 12,7 quilos de crack. O homem foi solto na audiência de custódia mesmo com manifestação do Ministério Público pela sua prisão preventiva.
No recurso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) argumenta que a manutenção da prisão é indispensável para a garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal. O inconformismo se baseia na gravidade concreta do delito, evidenciada pela quantidade "exorbitante" de drogas de "altíssimo poder deletério", que poderiam ser fracionadas em mais de 127 mil pedras de crack, sem falar da cocaína. Para a Promotoria de Justiça, a grande quantidade de droga e os petrechos apreendidos indicam o profundo envolvimento do investigado com o tráfico em larga escala, o que representaria um risco à sociedade.
O recurso também sustenta que existe um risco concreto de fuga, motivado pela altíssima pena que o investigado enfrentará em caso de condenação, risco este que é agravado pela falta de vínculo empregatício formal. O Ministério Público contesta a decisão de primeira instância, que se baseou na ausência de antecedentes criminais, afirmando que a gravidade dos fatos se sobrepõe a essa condição. Diante disso, o MPSC pediu ao Tribunal de Justiça a reforma da decisão para que seja decretada a prisão preventiva do investigado.
Adicionalmente, a Promotoria de Justiça ajuizou um pedido de tutela de urgência de natureza cautelar, endereçado diretamente ao Tribunal de Justiça. A medida busca a concessão de uma liminar para dar "efeito suspensivo ativo" ao recurso, o que, na prática, determina a suspensão imediata da decisão de soltura e a decretação da prisão preventiva do investigado, antes mesmo do julgamento do mérito do recurso.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis