MPSC recomenda que Vargem Bonita passe a oferecer transporte escolar para crianças com menos de quatro anos
A Constituição Federal determina que o poder público garanta acesso à educação infantil a crianças até cinco anos de idade e o atendimento ao educando. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que é dever do Estado assegurar o transporte no ensino regular. Por fim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação incumbe aos Municípios levar os alunos da rede municipal até os educandários.
Mas Vargem Bonita, no Meio-Oeste, estaria descumprindo a legislação, por não transportar crianças com menos de quatro anos para creches e pré-escolas. Por isso, o Poder Executivo e o Conselho Municipal de Educação se tornaram alvo do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A Promotoria de Justiça da Comarca de Catanduvas recomendou a revogação do dispositivo que veda o transporte escolar de crianças nessa faixa etária, transferindo aos pais a responsabilidade de levar os filhos para as creches. Trata-se do artigo 8° da Resolução Municipal n. 001/2017, considerada inconstitucional e em desacordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o ECA.
O principal objetivo da recomendação é que o Município de Vargem Bonita passe a oferecer transporte escolar também para as crianças com menos de quatro anos, observando todas as normas vigentes na legislação de trânsito, para que elas cheguem seguras às creches e posteriormente a suas casas.
O documento é assinado pela Promotora de Justiça da comarca, Raquel Marramon da Silveira. "O transporte escolar é um instrumento necessário para a garantia do pleno acesso e da permanência na escola, independentemente da idade, e a efetivação plena desse direito ganha ainda mais destaque em municípios menores e de natureza rural, como Vargem Bonita, que não contam com transporte coletivo para atender toda a população", explica.
"Além disso, o transporte escolar também é usado para levar as crianças à APAE. Então, a vedação ao transporte de crianças com menos de quatro anos também frustra o acesso aos serviços que são oferecidos naquela instituição, os quais são essenciais ao tratamento e ao desenvolvimento de algumas crianças", conclui a Promotora de Justiça.
O Poder Executivo de Vargem Bonita e o Conselho Municipal de Educação têm 30 dias para informar se acatam a recomendação. Uma eventual resposta negativa pode desencadear o ajuizamento de uma ação civil pública e outras medidas extrajudiciais.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente