MPSC recomenda à Câmara de Vereadores de Itapoá a revisão das normas para concessão de diárias
As diárias para servidores ou agentes públicos são pagas com o intuito de cobrir despesas de alimentação, hospedagem e locomoção quando eles se deslocam da sede do órgão ou entidade pública para realizar atividades ligadas às suas funções. Em Itapoá, a 1ª Promotoria de Justiça emitiu uma recomendação à Câmara de Vereadores para que faça a revisão integral das normas que regulamentam a concessão de diárias. O objetivo é corrigir irregularidades e garantir a observância dos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.
A recomendação foi motivada após o MPSC apurar, no Inquérito Civil n. 06.2019.00005911-1, diversas irregularidades em relação às normas vigentes, que incluem a Resolução n. 02/2013, a Resolução n. 10/2014, a Resolução n. 07/2014 e a Portaria n. 21/2015. Entre os problemas apontados estão a falta de critérios objetivos para a fixação dos valores das diárias, a ausência de controle eficaz sobre o pagamento antecipado e a concessão de valores desproporcionais em relação às necessidades efetivas do exercício da atividade pública.
A Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni, autora da recomendação, destacou que a concessão de diárias tem sido feita de forma indevida, funcionando como subterfúgio para o aumento disfarçado da remuneração dos agentes públicos. "A utilização das diárias como forma indireta de complementação remuneratória aos subsídios parlamentares, especialmente quando desproporcional aos reais custos do deslocamento, é inadmissível e ofende o princípio da isonomia", afirmou.
O procedimento extrajudicial do MPSC estabelece um prazo de 60 dias para que a Câmara de Vereadores de Itapoá proceda à revogação ou revisão integral das normas internas e elabore uma nova regulamentação sobre o pagamento de diárias. Entre as diretrizes sugeridas estão a fixação de valores proporcionais e razoáveis, a criação de uma distinção clara entre diárias com e sem pernoite e a adoção do pagamento posterior como regra geral, com o adiantamento sendo uma medida excepcional. Além disso, a recomendação orienta que a Unidade de Controle Interno da Câmara acompanhe de forma contínua e sistemática os processos de concessão, pagamento e prestação de contas de diárias, garantindo a conformidade com a legislação vigente e os princípios da administração pública.
O Poder Legislativo municipal tem 30 dias para responder quanto ao acolhimento da recomendação, com os documentos que comprovem a adoção das providências sugeridas ou, alternativamente, as devidas justificativas técnicas e juridicamente fundamentadas para o eventual não atendimento. Caso a recomendação não seja acolhida, o MPSC poderá adotar medidas judiciais cabíveis, incluindo a propositura de ação direta de inconstitucionalidade e de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.
A Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni conclui que "a adoção das medidas corretivas sugeridas representará a pronta recomposição da ordem jurídica violada e a reafirmação do compromisso institucional com a probidade administrativa".
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente