MPSC promove evento ao vivo sobre os 40 anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove o evento on-line "40 anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente" em 15 de junho, das 9h30 às 12h, via Microsoft Teams, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).
O evento será realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC), e pretende debater os avanços, os retrocessos e os desafios da Política Nacional do Meio Ambiente desde a sua implementação.
"Passados 40 anos da edição da Lei n. 6.938/81, a compatibilização entre o desenvolvimento econômico-social e a preservação da qualidade do meio ambiente ainda representa um imenso desafio. É preciso pensar na preservação do meio ambiente como pressuposto fundamental para o desenvolvimento e a sobrevivência de todos. Nesse sentido, assuntos como o licenciamento ambiental e a não aplicação do fato consumado no Direito Ambiental detêm grande relevância e serão objeto de especial debate no evento", explica a Coordenadora do CME, Promotora de Justiça Luciana Pilati Polli.
Participarão do evento como palestrantes as Procuradoras de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul Ana Maria Moreira Marchesan e Silvia Cappelli. Os debatedores serão a Procuradora de Justiça e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPSC, Gladys Afonso, e o Professor Doutor José Rubens Morato Leite, Titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da UFSC. O evento será mediado pela Coordenadora do CME.
Para participar do encontro, basta clicar aqui no dia e no horário do evento.
VÍDEOS
Assista ao convite da Procuradora de Justiça do MPRS, Silvia Cappelli. Ela será uma das palestrantes do evento on-line "40 anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente".
Um dos assuntos discutidos será o fato consumado no direito ambiental. Saiba mais na entrevista com a Procuradora de Justiça do MPRS, Ana Maria Moreira Marchesan.
Serviço
O quê? Evento on-line "40 anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente"
Quando? 15/6, às 9h30
Onde? Via Microsoft Teams, por meio do link
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente