MPSC participa de articulação por trânsito mais seguro em São Bento do Sul
São Bento do Sul registra, mensalmente, cerca de 120 acidentes de trânsito, além de uma a duas mortes por mês em decorrência desses sinistros. Os números são expressivos para uma cidade com pouco mais de 83 mil habitantes.
Para conter o aumento no número de acidentes e crimes de trânsito, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Prefeitura de São Bento do Sul, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a CDL, a OAB, autoescolas, a Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS), o Concidade, o Detran, a Câmara de Vereadores, entre outras entidades, estiveram reunidos na segunda-feira (7/7) com o objetivo de discutir medidas para um trânsito mais seguro no município.
No encontro, realizado na sede do Departamento de Trânsito Urbano da cidade, foi criado um grupo de trabalho, bem como apresentadas as atividades de educação para o trânsito já programadas no município. Nos próximos meses, estão previstas campanhas educativas, palestras e ações conjuntas voltadas à prevenção e ao respeito às normas de trânsito. Na reunião também foi abordada a importância de ir além da fiscalização e punição, destacando a necessidade de maior investimento em educação para o trânsito como ferramenta essencial para a mudança de comportamento da população.
Durante a reunião, a Promotora de Justiça Gabriela Arenhart, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Bento do Sul, firmou uma parceria com os demais órgãos para apoiar e impulsionar iniciativas que envolvam toda a comunidade. "Nosso objetivo é unir forças para transformar a realidade do trânsito em São Bento do Sul. A prevenção é o caminho mais eficaz para salvar vidas, e o Ministério Público está comprometido em apoiar todas as ações que promovam um trânsito mais seguro e humano", ressaltou a Promotora de Justiça.
O MPSC destacou, ainda, a urgência de ações integradas e coordenadas para enfrentar o problema. O foco principal é reduzir os índices de acidentes e proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos. A Promotora de Justiça Gabriela Arenhart afirmou que "o Ministério Público acompanhará de perto a implementação dessas medidas, reafirmando seu compromisso com a segurança viária e a qualidade de vida dos cidadãos de São Bento do Sul".
A Prefeitura também ressaltou que a participação da sociedade é fundamental para transformar o trânsito local em um ambiente mais seguro, humano e consciente.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis