MPSC investiga suposto falso médico em Laurentino que estaria atuando em outro estado
Um homem que teria exercido ilegalmente a medicina em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, está sendo investigado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Ministério Público do Mato Grosso. Em Santa Catarina, uma notícia de fato foi instaurada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Oeste após uma denúncia de que o suposto médico continuaria exercendo ilegalmente a função no município de Mirassol d¿Oeste, no Estado do Mato Grosso.
De acordo com a Promotoria de Justiça de Rio do Oeste, o suspeito estava sendo investigado quando atuou na unidade de saúde de Laurentino entre 2023 e 2024. Durante a investigação, surgiram suspeitas sobre a autenticidade dos documentos acadêmicos do homem.
Segundo consta da investigação, duas universidades confirmaram que o então servidor não havia concluído o curso de Medicina. O falso médico foi exonerado pela administração municipal em dezembro do ano passado. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina também foi acionado e anulou a inscrição do investigado.
Em Jaborá, no ano passado, o suspeito também já foi investigado pela mesma situação. Ele apresentou documentos falsos para participar de um concurso no município.
A Promotoria de Justiça alerta para que as administrações municipais adotem todos os cuidados na contratação de profissionais da saúde, especialmente quanto à verificação da habilitação legal. A atuação sem registro profissional válido pode configurar crime e o objetivo do MPSC é esclarecer os fatos e garantir a proteção da saúde pública.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis