MPSC instaura procedimento para fiscalizar implementação do Protocolo "Não é Não" em eventos e casas noturnas catarinenses
O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres (NEAVID) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um Procedimento Administrativo com o objetivo de verificar a implementação do Protocolo "Não é Não" em ambientes de entretenimento e eventos esportivos no estado.
A iniciativa visa garantir a proteção das mulheres e prevenir situações de constrangimento e violência de gênero em locais como casas noturnas, boates, shows com venda de bebida alcoólica e estádios esportivos. A medida está amparada na Lei Federal nº 14.786/2023, que institui o protocolo como instrumento de prevenção e resposta rápida a casos de assédio e violência contra mulheres nesses espaços.
Segundo a Promotora de Justiça Chimelly Louise de Resenes Marcon, Coordenadora do NEAVID, o procedimento busca assegurar que os princípios do protocolo - como o respeito ao relato da vítima, a preservação da dignidade e a celeridade no atendimento - sejam efetivamente aplicados.
Uma das providências iniciais determinadas na instauração do procedimento é a realização de uma pesquisa pela equipe técnica do NEAVID sobre a produção legislativa relacionada à implantação da Lei nº 14.786/2023 nos âmbitos estadual e municipal, com foco primário nas cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Criciúma, Lages, Concórdia, Balneário Camboriú e Tubarão.
A Coordenadora do NEAVID também determinou a expedição de ofício à Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, solicitando informações sobre a adoção do protocolo nos estádios e oferecendo apoio técnico para sua implementação. Da mesma forma, à Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), com pedido semelhante voltado a casas noturnas, boates e casas de show.
"O Protocolo 'Não é Não' representa um marco na qualificação do acolhimento às mulheres em situação de violência, ao estabelecer diretrizes claras para o atendimento respeitoso, ágil e humanizado. Ele orienta profissionais a reconhecerem os sinais da violência, escutar com empatia e garantir respostas céleres e eficazes. Mais do que norma, é um compromisso com a dignidade e os direitos de todas as mulheres", conclui a Coordenadora do NEAVID.
O NEAVID
O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (NEAVID) é uma estrutura integrada à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC.
Entre as atribuições do NEAVID estão fornecer apoio e acompanhar a atuação dos órgão de execução na implementação de projetos relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher, articulação com órgãos e instituições, fomentar a coleta e divulgação de dados sobre o tema.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis