MPSC firma convênio para aprimorar atendimento às mulheres vítimas de violência
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) assinou nesta semana convênio para implementação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, a ser aplicado em todos os casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres e feminicídios comunicados em Santa Catarina. O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também são signatários desta iniciativa.
O formulário foi elaborado com base na Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e na Lei n. 13.140/2015 (Lei da Mediação), com vistas à prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Sua aplicação por todos os partícipes deverá ser guiada pela proteção dos direitos humanos das mulheres e pautada pelos princípios éticos de respeito à privacidade e à intimidade, não revitimização, confidencialidade das informações e o reconhecimento da importância da palavra, da experiência e das condições que a mulher apresenta para reagir à violência e para mudar a sua própria situação.
O MPSC, por intermédio do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR), participou de grupo de trabalho com o PJSC e a SSP formada para elaboração da proposta agora concretizada.
Programa de Acolhimento Integral à Vítima
Planejada pelo CCR como uma das ações integrantes do Programa de Acolhimento Integral à Vítima, a celebração deste convênio está voltada especialmente às mulheres que sofrem diversas formas de violência todos os dias em Santa Catarina.
O Coordenador do CCR, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, considera que, com esse formulário, o Ministério Público dá mais um passo para qualificar sua atuação no enfrentamento da criminalidade, cumprindo com um de seus objetivos estratégicos ao consolidar essa prática de proteção à mulher vítima de violência.
Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa de Acolhimento Integral à Vítima.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente