MPSC faz vistoria no Porto de Imbituba para apurar possível poluição por coque de petróleo
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoveu, nesta quarta-feira (16/2), uma vistoria no Porto de Imbituba a fim de verificar as condições de manipulação de coque de petróleo e apurar a possível poluição atmosférica na cidade. A vistoria foi feita com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Companhia Docas de Imbituba, a CRB Operações Portuárias S/A e o Corpo de Bombeiros.
A vistoria analisou o cumprimento de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado pela CRB com a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba que estabeleceu uma série de ajustes a serem feitos na atividade de armazenamento do coque de petróleo no Porto de Imbituba, bem como as condições em que a manipulação do combustível sólido é feita por outras empresas que operam no local.
De acordo com a Promotora de Justiça Sandra Goulart Giesta da Silva, foi observado que, na empresa CRB, o material é retirado do navio por guindastes, colocado diretamente na moega (uma espécie de grande funil) e despejado na esteira subterrânea. Ele é, então, transportado até outra esteira, protegida por lonas laterais, que leva ao terminal de armazenamento.
Em relação às demais empresas, foi observado que, por não possuírem terminal de armazenamento dentro do porto, o descarregamento do coque é feito do navio com guindastes e o material é despejado, através de moega, diretamente na caçamba dos caminhões. Estes, após percorrerem alguns metros totalmente descobertos, recebem uma proteção de lona sobre o material.
"Para melhor avaliar as providências necessárias a serem adotadas, seja em relação à empresa que firmou o acordo, seja em relação às demais que também operam o coque ou em relação ao Porto de Imbituba, aguardaremos o encaminhamento, pelo IMA, de relatório técnico acerca da visita", informa a Promotora de Justiça.
O coque de petróleo é um combustível fóssil sólido derivado do petróleo pelo processo de craqueamento térmico. É uma matéria considerada poluente em razão do carbono e que pode possuir altos teores de enxofre, o que, para uma exposição constante, torna-o nocivo à saúde.
Rádio MPSC
Ouça o MPSC Notícias, com a Promotora de Justiça Sandra Goulart Giesta da Silva, que esteve presente na vistoria e explica melhor a ação.
Últimas notícias
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil