MPSC faz vistoria na DIBEA para apurar denúncias de falhas na gestão
Com foco na proteção e no bem-estar animal, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fez uma vistoria surpresa nas instalações da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) de Florianópolis. A ação, realizada na tarde de quarta-feira (11), foi conduzida pela 26ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital após o recebimento de uma representação formal da Associação Catarinense de Proteção aos Animais (ACAPRA) que apontou possíveis falhas na gestão da unidade.
A diligência teve como objetivo verificar, no local, as condições dos recintos onde os animais estão alojados, a oferta de alimentos e água, os cuidados clínicos prestados - como triagem, vacinação, controle de zoonoses e manejo de animais com necessidades especiais -, além da limpeza, estrutura física, equipamentos e equipe técnica.
O Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng esteve à frente da inspeção acompanhado de sua equipe. Também participaram representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC).
A representação da ACAPRA indicava indícios de gestão deficiente que estariam comprometendo a dignidade e o bem-estar dos animais sob responsabilidade da DIBEA. Com base nessas informações, o MPSC instaurou um inquérito civil para apurar os fatos.
Todos os dados levantados durante a vistoria serão consolidados em um relatório técnico conjunto que servirá de base para as próximas deliberações do Ministério Público e do CRMV/SC.
Últimas notícias
07/04/2026Definida data da posse do Procurador de Justiça Andreas Eisele como Desembargador do TJSC
06/04/2026MPSC e ACMP lançam 3º edição do Prêmio de Jornalismo no Dia do Jornalista
07/04/2026CyberGAECO deflagra a Operação Aurora que investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
07/04/2026Autocomposição entre MPSC e Município de Joinville garante melhorias em praças públicas
07/04/2026Operação Mensageiro: MPSC firma acordos com investigados para ressarcir mais de R$ 8 milhões ao Município de Lages
06/04/2026Aviso de pauta: Luiz Augusto Farias Nagel, Rogério Ponzi Seligman e George André Franzoni Gil tomam posse como Procuradores de Justiça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste