MPSC entrega caminhão adquirido com recursos do FRBL para o Corpo de Bombeiros no Planalto Norte
A viatura foi adquirida com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) no valor de pouco mais de R$ 1,3 milhão e será utilizado no combate a incêndios e outras ocorrências nos municípios de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira, no Planalto Norte catarinense.
O veículo comprado foi um caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTT), destinado ao combate a incêndios e resgates dos mais diversos. O veículo está equipado com bomba de combate a incêndio, esguichos, mangueiras, ferramentas de sapa, desencarcerador e materiais de salvamentos.
O Promotor de Justiça Luan de Moares Melo, da 1ª PJ de Canoinhas, ressaltou que o valor investido na aquisição do caminhão para o Corpo de Bombeiros é fruto do árduo trabalho de Promotores de Justiça de todo o estado. Esse valor é decorrente de procedimentos judiciais e extrajudiciais de proteção do meio ambiente, do consumidor e do patrimônio histórico. Com essa aquisição, a comunidade local recebe parte desses recursos para a melhoria no já valoroso desempenho das funções da corporação.
Com o novo equipamento à disposição do Corpo de Bombeiros, uma população de mais de 80 mil habitantes dos quatro municípios de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira será diretamente beneficiada. Porém de forma indireta a viatura favorece os habitantes da região do Planalto Norte, pois a viatura servirá de apoio às Organizações de Bombeiro Militar de abrangência do 9º BBM.
O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina Atila Medeiros Sarte destacou que esse caminhão tem um valor bem significativo. Um valor que dificilmente conseguiríamos comprar com recursos locais, o poderia demorar mais de 10 anos para juntar esses recursos e comprar um veículo desse tamanho. Agradeço imensamente a todos os conselheiros do FRBL e ao Ministério Público de Santa Catarina por ter nos ajudado a comprar esse caminhão para a população aqui do Planalto Norte.
A aquisição da nova viatura objetiva reduzir os danos causados por incêndios sejam eles provocados pela estiagem ou pela ação do homem, e ainda reduzir as consequências diante acidentes de trânsito, de trabalho, operações com produtos perigosos, intervenção em espaços confinados, altura, alagamentos, deslizamentos, enfim aqueles que coloquem a vida em risco.
FRBL: FUNDO QUE RESSARCE E BENEFICIA A SOCIEDADE
saiba maisEm Santa Catarina, o dinheiro proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais por danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), o qual financia projetos que atendem a interesses da sociedade.
O FRBL é administrado por um Conselho Gestor, presidido pelo MPSC e composto por representantes de órgãos públicos estaduais e entidades civis. Os órgãos públicos são de representação permanente e as entidades civis são renováveis a cada dois anos, por sorteio público.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente