MPSC empossa Margaret Gayer Gubert Rotta e Marcelo Truppel Coutinho como Procuradores de Justiça
Margaret Gayer Gubert Rotta e Marcelo Truppel Coutinho tomaram posse como Procuradores de Justiça durante sessão solene do Colégio de Procuradores do Ministério Público de Santa Catarina. O evento aconteceu no Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, no Edifício Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis.
O termo de posse e a tomada do compromisso foi lido pela Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Procuradora de Justiça Vera Lucia Coro Bedinoto. Em seguida o Procurador de Justiça Ary Capella Neto deu boas-vindas ao recém-empossado Marcelo Truppel Coutinho. Amigos de longa data, Capella Neto lembrou a atuação destacada do novo Procurador de Justiça. "Permaneceu em Balneário Camboriú até 2008 [...]Nesse período, teve destacada atuação na área da infância e da juventude e, posteriormente, na área da coletividade, onde, entre tantas outras atividades, teve de enfrentar o iminente colapso no atendimento hospitalar em Balneário Camboriú. O Hospital Santa Inês, único que fazia atendimento pelo SUS naquele município, apresentava-se em situação muito complicada, com atendimento extremamente precário e quase fechando as portas para a população, quando a atuação do Promotor de Justiça levou a situação a bom termo", lembrou.
Ary Capella evidenciou, ainda, as características pessoais que ficarão marcadas também na nova fase da carreira. "Sua atuação na carreira explica os motivos pelos quais Marcelo granjeou grande admiração e respeito na classe. Porém, somente quem com ele conviveu diariamente durante anos, como é o meu caso, pode melhor testemunhar o ser humano que hoje ascende ao segundo grau da instituição. Numa atividade que pressupõe a existência de conflitos de interesses, em que se vive debatendo e discordando tanto nos autos quando em audiências não há nada que pague a convivência com pessoas tranquilas, serenas, gentis", finalizou desejando ainda, sucesso ao colega.
O Procurador de Justiça Procurador de Justiça Rui Arno Richter, relembrou a trajetória profissional da empossada Margaret Gayer Gubert Rotta e, em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, deu as boas-vindas.
"Quis o destino que tivéssemos mais uma colega nas últimas quatro vagas ao Colégio de Procuradores, a 3ª Procuradora de Justiça. Muito bem-vinda, por merecimento, depois de percorrer todos os estágios da carreira. Margaret encarna em uma só pessoa a quebra de diversos paradigmas, sempre travou o seu trabalho com a certeza do valor que portava e da defesa do cidadão catarinense em diversos aspectos.[...]
Citando o Decálogo do Promotor de Justiça, Richter cita: "Combatemos a criminalidade, não massacramos pessoas. Mas o amor, a justiça a ser feita pela vítima, nos move. E Margaret chega para somar à Procuradoria Criminal, onde certamente vai ali exercer todo o seu empenho e vitalidade conhecida na primeira instância."
Em seguida os empossados discursaram. O Procurador de Justiça Marcelo Truppel Coutinho agradeceu em seu discurso a todos que o acompanharam em toda a carreira e emocionado destacou. "Acredito que somos resultado das nossas experiências de vida. Hoje estou vivendo um grande momento de felicidade em minha vida", disse. "Desde que ingressei no Ministério Público desenvolvo um raciocínio romântico de que a instituição quando concebida pela nova ótica dos constituintes passou a ser comparada a pedra preciosa e rara que precisa ser cuidada, moldada e polida pela sociedade. Sobre esta ótica sempre exerci as atividades de promotor de justiça tendo entendimento da nossa missão. Durante a minha trajetória profissional sempre busquei a compreensão de que além da além da missão constitucional, temos que ter a visão clara de que somos os verdadeiros agentes políticos moldados para fazer as coisas acontecerem, exercendo serenamente a solidariedade e humildade descendo até as bases da sociedade, conhecendo os problemas e patologias sociais para promover a pacificação social. Esta sim deve ser nossa entrega a sociedade", afirmou.
Marcelo encerrou reforçando seu compromisso com a instituição. "Ciente estou da responsabilidade ao assumir esta nova função. Por isso, reafirmo meu compromisso e juramento já prestado para cumprir meu papel no Colégio de Procuradores".
Margaret Gayer Gubert Rotta também agradeceu aos familiares e colegas de carreira pelo apoio e incentivo em todos os momentos da sua trajetória e lembrou de um trecho do seu discurso na posse como Promotora de Justiça que aconteceu poucos anos depois da promulgação da Constituição de 1988. "[...] temos fé que termine os pesadelos das longas noites de violência e corrupção. Temos fé que as luzes de um novo tempo de liberdade, democracia e justiça estão se tornando cada vez mais fortes porque traduzem o sentimento de toda a sociedade brasileira. [...] temos fé que o novo tempo de liberdade e democracia que estamos começando a viver exija um Ministério Público reconceituado nas suas funções [...] porquanto é de seu mister agir sem temor ou preocupações que não as do próprio ofício. Passados mais de 30 anos, a jovem promotora de justiça hoje na sua posse como Procuradora de Justiça pede que continuemos tendo fé, que tenhamos coragem e não nos acovardemos aos que intencionam macular nossa democracia e tolher nossas liberdades", afirmou.
A Procuradora de Justiça continuou destacando que vivemos tempos sombrios para quem defende valores e assiste a inversão deles. "Por isso, a sociedade pede socorro a alguém e esse alguém é o Ministério Público que tem o dever e a sagrada obrigação de cumprir os misteres que esta mesma sociedade lhe confiou em 1988, defendendo seus valores e o poder do diálogo, o valor da família a defesa da vida. Se assim não ouvirmos, não seremos sérios, úteis e respeitados por absoluta ausência de credibilidade. Jamais existirá sociedade realmente democrática se o poder não vier no povo e não houver um Ministério Público forte, independente e incumbido de zelar pela efetiva aplicação da lei. [...] Lembremos que falamos em nome da lei, da justiça e da sociedade", finalizou.
Para finalizar a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin lembrou dos momentos que esteve ao lado dos dois empossados na Promotoria de Justiça. "Tive em vocês sempre uma voz de aconselhamento, amizade, motivação. Sempre os tive na minha vida como amigos, colegas brilhantes que orgulham nossa instituição. Os senhores têm características distintas: Marcelo é um homem nobre, sempre disposto a estender a mão, sorriso fácil e na sua simplicidade alcança e toca o coração de todos. Margaret é uma mulher de personalidade fortíssima, uma mulher aguerrida, e com toda sua firmeza tem um grande coração. Enxerga o próximo com amor, com responsabilidade".
Comin reforçou que o os novos membros chegam para completar o Colégio de Procuradores. 'Não há dúvida que o MPSC se orgulha deste momento. Estamos felizes com a chegada de dois colegas honram a instituição com suas trajetórias e que agora somam a este mosaico que é o Colégio de Procuradores. Quero desejar toda felicidade nesta nova etapa. E jamais esqueçam da trajetória que tiveram no primeiro grau, pois foi essa trajetória brilhante que os dignificou para chegar até aqui', disse ao finalizar a sessão.
Quem são os novos Procuradores de Justiça do MPSC:
A Procuradora de Justiça Margaret Gayer Gubert Rotta tomou posse como Promotora de Justiça substitua em Blumenau. Atuou nas comarcas de São Francisco do Sul, Bom Retiro, Barra Velha, Orleans, Balneário Camboriú, Itajaí e Criciúma. A 2ª Procuradoria de Justiça Criminal será seu novo local de atuação.
O Procurador de Justiça Marcelo Truppel Coutinho tomou posse em 1991 como Promotor de Justiça substituto em Maravilha. Atuou nas comarcas de Ponte Serrada, Palmitos, Balneário Camboriú e Itajaí. Como Procurador de Justiça, Marcelo assume a 31ª Procuradoria Cível.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente