MPSC e MPDFT assinam termo de cooperação técnica para uso do aplicativo SGO pelos agentes do GAECO no Distrito Federal e Territórios
Em uma cerimônia com a presença dos Procuradores-Gerais de Justiça de Santa Catarina, Fábio Trajano, e do Distrito Federal e Territórios, George Seigneur, foi assinado um termo de cooperação técnica para cessão de uso do aplicativo SGO, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para os agentes do GAECO do Distrito Federal e Territórios, bem como para treiná-los e auxiliá-los na instalação da ferramenta.
O SGO (Sistema Gestor de Operações) é de propriedade do MPSC e começou a ser desenvolvido há pouco mais de um ano pela equipe do CyberGAECO. A ferramenta, disponível no sistema Android, visa otimizar, organizar e padronizar o trabalho dos agentes do GAECO no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.
No evento de assinatura do termo de cooperação com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Fábio Trajano destacou o trabalho do CyberGAECO, que desenvolveu o aplicativo. Em um ano, nos tornamos referência com o CyberGAECO. E por quê? Porque investimos na rede, na atuação integrada interinstitucional, em equipamentos e, principalmente, em qualificar os profissionais, ressaltou.
Na ocasião, foi feita a apresentação do aplicativo pelos desenvolvedores do SGO. O MPDFT é o primeiro a receber a ferramenta em cessão do MPSC. Segundo o coordenador do GAECO do MPSC, Marcio Cota, outros Ministérios Públicos e Polícias já demonstraram interesse em usar o SGO em suas operações e no cumprimento de mandados.
Desde a última terça-feira (5/9), quatro Promotores de Justiça e dois servidores do Distrito Federal estão em Florianópolis para um treinamento sobre o SGO.
O Procurador-Geral de Justiça George Seigneur, do MPDFT, destacou o trabalho inovador do MPSC no combate ao crime com o uso da tecnologia. O MP de Santa Catarina está sempre na vanguarda. Esta ferramenta nos vai ser muito útil. Quando o Dr. Luiz Ishihara, coordenador do GAECO do Distrito Federal, falou do aplicativo, ele o fez com muito entusiasmo. Então só temos a cumprimentar toda a equipe do MPSC. Acredito que somos MPs coirmãos, comemorou.
O SGO já está sendo utilizado em todas as ações dos grupos regionais de GAECO e CyberGAECO em Santa Catarina e, após a implantação, passará a ser usado também nas ações do grupo do MPDFT.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste