MPSC e Fundação Catarinense de Cultura assinam termo para compartilhamento de dados
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) assinaram, na tarde de sexta-feira (15/12), um Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento de informações. A parceria na área de Business Intelligence (BI) auxiliará o MPSC em suas investigações e a FCC em suas atividades. O Termo de Cooperação foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis e pelo Presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.
Com o acordo, o MPSC passa a ter acesso direto e online às bases de dados da FCC, no qual constam informações como o cadastro de bens imóveis tombados e inventariados no Estado, museus catarinenses, bibliotecas públicas, etc. As informações auxiliarão os Promotores e Procuradores de Justiça na sua atuação, que acessarão as informações da Fundação integradas ao "Portal do Promotor de Justiça". Com a gestão de informação compartilhada, os dados da FCC passarão a ser digitalizados e atualizados em tempo real, resultando em um trabalho mais transparente.
¿A assinatura é um grande passo para melhorar a preservação e ampliar conhecimento em relação aos bens tombados¿, explicou o Procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais.
Assinado o Termo de Cooperação, o Presidente da FCC também comentou sobre os benefícios da parceria: ¿O termo permitirá não apenas dar conhecimento de forma automatizada ao MPSC e às pessoas interessadas, mas principalmente acompanhar o estado de conservação desse patrimônio. O MPSC tem Promotores em todo o estado e tendo a informação acessível eles já podem comunicar a FCC. Agiliza todo o processo¿, disse o professor Rodolfo Pinto da Luz.
Portal do Promotor
O "Portal do Promotor de Justiça" é uma plataforma que reúne dados administrativos, de gestão de gabinete, socioeconômicos e de diversos órgãos públicos, como a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Educação, a Polícia Militar, o Tribunal de Contas do Estado e a FATMA, dentro outros, a partir de parcerias institucionais estabelecidas pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais.
A plataforma permite, inclusive, que as requisições de informações para instrução de procedimentos sejam substituídas por simples consultas ao Portal. Diferentemente dos tradicionais relatórios e das planilhas fornecidos pelos órgãos, essa ferramenta permite a descoberta de dados de forma mais abrangente, clara, interativa e intuitiva, seja por intermédio da análise de dados associativa e comparativa nos painéis de ¿BI¿ ou no ambiente de Geonálise, com dados georreferenciados no mapa de Santa Catarina, ambos desenvolvidos na Coordenadoria de Informação Social (COINFO) do MPSC.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste