MPSC e Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional se reúnem pela primeira vez em Brasília
Nesta quarta-feira (11/06), Brasília foi palco de uma importante reunião entre os integrantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Fórum Parlamentar catarinense no Congresso Nacional. A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, conduziu o encontro no Escritório de Representação em Brasília (ERB).
Foi a primeira vez que o MPSC recebeu a frente parlamentar catarinense para discutir temas de interesse mútuo e projetos de lei essenciais para o desenvolvimento das atividades da Instituição e da sociedade catarinense. Também participaram da reunião o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ex-PGJ do MPSC Fernando da Silva Comin, e a Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner.
A ideia é criar uma pauta de trabalho conjunta com reuniões rotineiras entre o MPSC e os Deputados federais e Senadores de Santa Catarina. O encontro desta quarta-feira foi o primeiro passo para estreitar laços e trabalhar em prol da sociedade catarinense.
"Foi um encontro sensacional. Os parlamentares puderam dividir ansiedades, angústias, desejos e nós compartilhamos quais são as intenções do MPSC em abrir essa porta e dialogar com o legislativo", avaliou Vanessa.
O ex-PGJ catarinense e Conselheiro do CNMP, Fernando da Silva Comin, lembrou que o estado catarinense é composto por pessoas ordeiras, trabalhadoras e honestas e que produzem e desejam o melhor para o nosso país. "Esse encontro é uma iniciativa inovadora, que trará muitos aspectos positivos para os cidadãos de Santa Catarina", complementou Comin.
Os integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional presentes no encontro elogiaram a iniciativa. Todos foram unânimes em reconhecer a relevância do encontro e do potencial para beneficiar a sociedade catarinense.
Estiveram na reunião a Deputada Federal Daniela Reinehr (PL/SC), o Dep. Federal Coronel Armando (PL/SC), o Dep. Federal Ricardo Guidi (PL/SC), o Dep. Federal Luiz Fernando Vampiro (MDB/SC), e os representantes da Deputado Federal Geovânia de Sá (PSDB/SC) e do Senador Esperidião Amin (PP/SC).
"Hoje é um dia histórico para o Escritório Representação em Brasília, pois é o dia de selarmos a parceria com a bancada catarinense. É um momento de alinhamento e de aproximação. Esta integração de esforços entre MPSC e bancada parlamentar vai render frutos para Santa Catarina, visando o bem-estar comum da sociedade catarinense", disse o Coordenador do Escritório, Procurador de Justiça Daniel Paladino, que atua nos assuntos da Coordenadoria de Recursos Criminais.
O Procurador de Justiça Maury Roberto Viviani, que também coordena os trabalhos do MPSC em Brasília, nos assuntos relacionados à Coordenadoria de Recursos Cíveis, destacou a importância desta parceria. "A frente parlamentar catarinense tem atuação em diversas áreas de importância para a população como saúde, infraestrutura e segurança. Compartilhamos valores comuns, por isso este encontro é muito importante para nosso estado", afirmou.
O Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Alexandre Estefani, reforçou que a reunião de hoje foi importante para "derrubar barreiras e ampliar a relação com os parlamentares". A Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Janiara Maldaner, parabenizou a iniciativa. "Eu venho prestigiar essa iniciativa do MPSC para colocar a Associação dos Magistrados, nesse diálogo, para que a possamos em conjunto, apoiar essa pauta e trazer à tona as soluções para diversos problemas que a gente enfrenta no nosso estado", afirmou.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis