MPSC destaca papel de fiscalização e defesa do meio ambiente em audiência pública sobre Unidades de Conservação de Florianópolis
Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa apresentou o histórico de atuação do Ministério Público desde 2017 e reforçou a importância da efetiva implementação dos planos de manejo.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 22ª Promotoria de Justiça da Capital, participou nesta quarta-feira (22/10) da audiência pública “Unidades de Conservação de Florianópolis: Riscos e Desafios”, realizada no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC). O encontro teve como objetivo debater o Relatório Preliminar da Comissão Parlamentar Especial das Unidades de Conservação (UCs), criada pela Câmara de Vereadores, e discutir os caminhos para a preservação e gestão ambiental no município.
Durante o evento, o Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa destacou o trabalho contínuo do MPSC na defesa das unidades de conservação municipais. Ele relembrou que, desde 2017, o Ministério Público vem acompanhando o tema por meio de procedimentos e ações judiciais, com foco na elaboração, publicação e implementação dos Planos de Manejo das 11 unidades sob responsabilidade da FLORAM.
Segundo o histórico apresentado, o MPSC instaurou um inquérito civil em 2017, posteriormente arquivado quando o Município contratou a elaboração dos planos, e, em 2023, procedimentos administrativos específicos para cada unidade, com o objetivo de garantir a execução das medidas previstas. Diante da demora na publicação das portarias de aprovação, o Ministério Público ajuizou ações civis públicas, obtendo decisões liminares favoráveis em cinco das seis ações propostas.
Essas medidas resultaram em um acordo judicial firmado em agosto de 2025, no qual o Município de Florianópolis se comprometeu a publicar os planos de manejo até 31 de janeiro de 2026. Além disso, a Promotoria instaurou uma Notícia de Fato para acompanhar a atuação da Comissão Parlamentar Especial da Câmara de Vereadores, a fim de assegurar que suas propostas estejam em conformidade com os princípios da prevenção, precaução e da vedação ao retrocesso ambiental.
Para o Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa a "participação do Ministério Público na audiência pública revelou-se de suma importância, tanto para apresentar as ações desenvolvidas pela 22ª Promotoria de Justiça na defesa das unidades de conservação do Município de Florianópolis, quanto para reafirmar perante a sociedade o compromisso institucional de atuar de forma firme e incansável na prevenção e repressão de qualquer iniciativa que represente retrocesso ambiental".
A audiência pública reuniu autoridades, representantes de órgãos ambientais, pesquisadores e membros da sociedade civil comprometidos com a preservação das áreas naturais de Florianópolis.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis