MPSC articula com JEC a implementação do protocolo “Não é não” em Joinville
Iniciativa busca ampliar a proteção de mulheres e meninas em eventos esportivos, com ações preventivas e protocolos de acolhimento.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) firmou um compromisso com o Joinville Esporte Clube (JEC) para a implementação do protocolo “Não é não” nos espaços administrados pelo clube.
A formalização foi conduzida pelo Coordenador-Regional do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) de Joinville, Promotor de Justiça Marcelo Sebastião Netto de Campos, em articulação com o Gerente de Marketing do JEC, Edcarlo Furlani, e com a Analista de Marketing do clube, Luciene Coelho.
“A adoção do protocolo pelo JEC mostra que este grande clube está alinhado ao objetivo de proteção da mulher em todas as esferas sociais, inclusive a esportiva”, afirmou o Promotor de Justiça.
Estimulado pelo MPSC, o protocolo “Não é não” orienta estabelecimentos, entidades e organizadores de eventos a adotarem procedimentos padronizados de acolhimento e resposta em situações de importunação sexual ou violência contra mulheres.
O protocolo estabelece a capacitação de equipes e colaboradores para identificação de sinais de assédio; o acolhimento imediato às vítimas, com respeito, discrição e segurança; a ativação rápida da rede de proteção e das forças de segurança, quando necessário; e a adoção de medidas preventivas em ambientes com grande fluxo de público.
Últimas notícias
07/04/2026Definida data da posse do Procurador de Justiça Andreas Eisele como Desembargador do TJSC
06/04/2026MPSC e ACMP lançam 3º edição do Prêmio de Jornalismo no Dia do Jornalista
07/04/2026CyberGAECO deflagra a Operação Aurora que investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
07/04/2026Autocomposição entre MPSC e Município de Joinville garante melhorias em praças públicas
06/04/2026Aviso de pauta: Luiz Augusto Farias Nagel, Rogério Ponzi Seligman e George André Franzoni Gil tomam posse como Procuradores de Justiça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste