MPSC articula com JEC a implementação do protocolo “Não é não” em Joinville

Iniciativa busca ampliar a proteção de mulheres e meninas em eventos esportivos, com ações preventivas e protocolos de acolhimento.

27.01.2026 16:34
Publicado em : 
27/01/26 07:34

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) firmou um compromisso com o Joinville Esporte Clube (JEC) para a implementação do protocolo “Não é não” nos espaços administrados pelo clube.  

A formalização foi conduzida pelo Coordenador-Regional do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) de Joinville, Promotor de Justiça Marcelo Sebastião Netto de Campos, em articulação com o Gerente de Marketing do JEC, Edcarlo Furlani, e com a Analista de Marketing do clube, Luciene Coelho.

“A adoção do protocolo pelo JEC mostra que este grande clube está alinhado ao objetivo de proteção da mulher em todas as esferas sociais, inclusive a esportiva”, afirmou o Promotor de Justiça. 

Estimulado pelo MPSC, o protocolo “Não é não” orienta estabelecimentos, entidades e organizadores de eventos a adotarem procedimentos padronizados de acolhimento e resposta em situações de importunação sexual ou violência contra mulheres. 

O protocolo estabelece a capacitação de equipes e colaboradores para identificação de sinais de assédio; o acolhimento imediato às vítimas, com respeito, discrição e segurança; a ativação rápida da rede de proteção e das forças de segurança, quando necessário; e a adoção de medidas preventivas em ambientes com grande fluxo de público.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC