26.03.2014

Marin toma posse como Procurador de Justiça

O Promotor de Justiça Lio Marcos Marin foi empossado, nesta quarta-feira (26/3), no cargo de Procurador de Justiça, o grau mais alto na carreira da instituição.

O Promotor de Justiça Lio Marcos Marin foi empossado, nesta quarta-feira (26/3), no cargo de Procurador de Justiça, o grau mais alto na carreira da instituição, alcançado após ser promovido por antiguidade pelo Conselho Superior do Ministério Público. A solenidade de posse foi realizada durante a sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.

Em seu discurso de posse, Lio Marcos Marin confessou estar com o coração dividido por deixar de ser Promotor de Justiça, cuja função lhe trouxe muitas realizações e cuja atividade sempre lhe foi prazerosa e estimulante. "Porém, estando neste colegiado, compreendi sua importância para a instituição e, em razão das experiências que adquiri ocupando diversos cargos e funções, entendi que, neste momento, poderei ser mais útil fazendo parte deste colegiado. Estamos sendo constantemente colocados à prova. Cabe aos que estão chegando, dentre os quais me incluo, a tarefa de honrar o que os senhores, e outros que os antecederam, nos legaram. Fica aqui meu compromisso de demonstrar que suas lutas não foram em vão", afirmou.

O novo Procurador de Justiça reiterou que a atuação do Ministério Público tem se dado em razão de um trabalho sério, de uma classe unida e de uma história de bons serviços prestados à sociedade. "Não poderia deixar de falar, mesmo que rapidamente, do momento político que vivemos. Temos, ainda, muito presente a PEC 37, clara tentativa de enfraquecimento institucional, rejeitada por votação quase unânime. Portanto, todos esses ataques, após vencidos, tornaram-nos mais fortes, conhecidos e respeitados e, asseguro-lhes que significativa parcela da sociedade confia em nós", reiterou.

A Procuradora de Justiça Vera Lúcia Ferreira Copetti, que recepcionou o novo Procurador de Justiça em nome do Colégio de Procuradores, destacou a marcante atuação de Lio Marcos Marin, durante 24 anos, como um Promotor de Justiça combativo, sereno e leal à missão do Ministério Público. "Há neste ritual de passagem um significado especial. Embora não se trate de um acontecimento inédito, acabamos de dar posse a um Promotor de Justiça que exerce o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Por isso, ao saudá-lo, não posso omitir referências à sua atuação como chefe da instituição e à minha convicção de que suas qualidades pessoais têm sido fundamentais para o enfrentamento das dificuldades e dos ataques que o Ministério Público brasileiro e catarinense vêm sofrendo, em virtude de sua forma de atuação coletiva destemida, constate e imparcial", reforçou.

Vera Lúcia também lembrou que "em tempos de PEC 37, um esforço de supressão de atribuições, de tentativas de cortes orçamentários, de lançamento de suspeitas sobre decisões administrativas e de empenho para desqualificação das funções do Ministério Público, Lio Marcos Marin tem dado mostras de que a serenidade, a retidão e a união de todos os Membros da instituição estão mantendo e manterão o MPSC a salvo de seus detratores."

No encerramento, o Presidente da sessão, Procurador-Geral de Justiça em exercício, Antenor Chinato Ribeiro, reiterou as palavras conferidas ao novo membro do Colégio de Procuradores de Justiça. "Gostaria de destacar o jeito, as atitudesno dia a dia, quando Lio Marcos Marin demonstra bem porque é altruísta sem perder a simplicidade e exerce a gestão desta instituição com destemor,sem perder a prudência."

Estiveram presentes na solenidade o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Nelson Juliano Schaefer Martins, o Desembargador Ricardo José Roesler, o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, e o Secretário Estadual de Segurança Pública, César Augusto Grubba.

Lio Marin exerce o cargo de Procurador-Geral de Justiça, eleito pelos membros do MPSC, cumprindo mandato até abril de 2015. Podem concorrer à chefia da Instituição Procuradores e Promotores de Justiça com mais de 10 anos de carreira. Lio assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça quando atuava como Promotor de Justiça na Comarca de Lages. Agora, após a promoção por antiguidade, alcançou o mais alto grau na carreira, que é o de Procurador de Justiça.

Carreira

Lio Marcos Marin iniciou sua carreira no MPSC em 1990. Como Promotor de Justiça,passou pelas comarcas de São Domingos, Dionísio Cerqueira, Porto União e Lages. Paralelamente à atuação como Promotor de Justiça, também desempenhou as funções de Secretário-Geral do MPSC, de 1999 a 2000, e a de Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), entre 2002 e 2006.

Lio Marin exerce o cargo de Procurador-Geral de Justiça, eleito pelos membros do MPSC, cumprindo mandato até abril de 2015. Podem concorrer à chefia da Instituição Procuradores e Promotores de Justiça com mais de 10 anos de carreira. Lio assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça quando atuava como Promotor de Justiça na Comarca de Lages. Agora, após a promoção por antiguidade, alcançou o mais alto grau na carreira, que é o de Procurador de Justiça.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC