Marcelo Brito de Araújo é empossado como Procurador de Justiça
A cerimônia ocorreu na quinta-feira (6/11) no auditório da sede do Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu posse ao Procurador de Justiça Marcelo Brito de Araújo. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (6/11) em uma sessão solene no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Reveja a cerimônia aqui.
Marcelo Brito de Araújo será o titular da 34ª Procuradoria de Justiça Cível e durante a solenidade passará a coordenar o Grupo de Atuação Especializado em Educação do MPSC (GAEDUC).
O novo Procurador de Justiça ingressou na Instituição em 1995 como Promotor de Justiça Substituto na Comarca de Itajaí. Ao longo da carreira, respondeu como Promotor de Justiça titular nas comarcas de Imaruí, São José do Cedro, Anchieta, Xaxim, Dionísio Cerqueira, Sombrio e Lages. Também foi Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) da Serra catarinense. Em 2011, assumiu o cargo de Promotor de Justiça na Capital, passando pela 5ª PJ Especial e pela 35ª e 25ª Promotorias de Justiça.
Marcelo integra, desde a criação, o GAEDUC. Participa, também, da Comissão Permanente de Educação, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça.
O termo de posse foi lido pelo Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Julio André Locatelli.
Reconhecimento na atuação na área da educação
Depois da assinatura e do juramento do empossado, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim, fez o discurso de boas-vindas.
Amigos dentro e fora da Instituição, Andrey iniciou dizendo que o novo Procurador de Justiça é desses amigos que “fazem a vida ter mais sentido, que mantêm vivas as melhores lembranças e que estão contigo em todos os momentos”. Como Promotores de Justiça trabalharam juntos em Lages. "Foi nessa fria cidade da Serra catarinense que o nosso empossado se destacou nas lides criminais, seja como Coordenador do GAECO, seja em especial junto ao júri popular, onde revezávamos a mesma tribuna, esquentando-a literalmente. Sua perspicácia e eloquência assustavam os advogados”, disse ao recordar histórias do empossado nos Tribunais do Júri.
A atuação destacada na área da educação foi enfatizada por Andrey. "Foi na Promotoria da educação que o Doutor Marcelo se notabilizou. Saiu da área criminal e foi fazer seu nome em uma Promotoria absolutamente nova para o MP catarinense e para ele. Revolucionou a educação”, declarou.
“Nós éramos vizinhos de gabinete. Eu testemunhei pessoalmente o carinho e a dedicação com que tratava a sua Promotoria, sempre presente nas escolas, fiscalizando pessoalmente as suas estruturas físicas, impulsionando as políticas públicas, promovendo ações coletivas e individuais e articulando soluções para os problemas que afetam o acesso, a qualidade e a gestão da educação pública do nosso estado”, recordou o Subprocurador-Geral de Justiça.
“Em matéria da educação, destacou-se sobremaneira no Executivo e no Legislativo de Santa Catarina. Tornou-se referência, tanto que agora, no segundo grau, será o primeiro Procurador de Justiça a coordenar o nosso GAEDUC, de forma exclusiva, atendendo ao chamamento irrecusável da Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Cavallazzi”, anunciou Andrey.
“Este momento solene representa não apenas o reconhecimento de uma trajetória marcada pela dedicação e competência, mas também a renovação do compromisso coletivo com a justiça e defesa da sociedade barriga-verde", finalizou.
No seu primeiro discurso como Procurador de Justiça, Marcelo lembrou que fazia exatamente 30 anos desde sua posse como Promotor de Justiça. “Um ciclo se fechou no primeiro grau e agora começo uma nova jornada, no Colégio de Procuradores, imprimindo a mesma vontade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária que tinha aquele neófito no ano de 1995”, disse. “Assumo hoje, com humildade e senso de responsabilidade, o honroso cargo de Procurador do Ministério Público de Santa Catarina”, continuou.
O Procurador lembrou sua trajetória profissional, na qual nos últimos anos se destacou na área da educação. “Tive a oportunidade ímpar de lutar pela criação e ficar à frente da única e exclusiva Promotoria da educação estadual por mais de seis anos”, recordou.
“Apesar do amor pelo direito penal, digo que trabalhar com as causas educacionais é que me fez sentir pleno. Sei que essa experiência, quando ao final da minha jornada terrena eu olhar para trás e fizer uma retrospectiva da minha vida profissional, sentirei aquela sensação de absoluto dever cumprido. Mesmo sem conseguir mudar o mundo em patamar que sonhava quando estava nos bancos universitários, terei a certeza de que deixei algo melhor para as próximas gerações”, afirmou, emocionado. “Sem descurar das demais áreas, nossa única saída é focar e atacar os problemas que afligem a educação. Somos uma das maiores potências do planeta em termos de produção e riqueza, mas somos pífios naquilo que entregamos em termos de aprendizado às nossas crianças e jovens”.
O Procurador de Justiça também expressou agradecimentos aos familiares e às pessoas que fizeram parte da sua carreira. Além de se dirigir a equipe de trabalho, aos pais, irmão e parentes próximos, Marcelo fez um agradecimento especial aos filhos que definiu como “razão da minha existência”. “Aqueles por quem movo o mundo e que me fazem perseverar, a continuar, a resistir, a me renovar e a buscar novos ideais. Meus filhos Rafael, Gustavo e Gabriela. [...] Se tivesse que resumir meu sentimento em uma palavra seria orgulho. Minha felicidade se renova a cada pensamento em vocês”, finalizou emocionado.
A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, finalizou a sessão destacando a inquietude e a serenidade do novo membro do Colégio de Procuradores. “Hoje celebramos um rito de passagem que é, antes de tudo, um tributo à trajetória. A ascensão ao cargo de Procurador de Justiça não é apenas o último degrau da carreira, é o reconhecimento de uma vida inteira dedicada à causa pública. Doutor Marcelo chega até aqui com a serenidade dos que trilharam o caminho com ética e com a energia dos que sabem que o serviço público é um exercício diário de esperança”, disse a PGJ.
“Ao longo de sua trajetória o senhor demonstrou que a firmeza não exclui a humanidade, que a razão pode caminhar com a empatia e que o rigor técnico ganha grandeza quando temperado com o senso de justiça”, afirmou Vanessa ao lembrar da nova missão do Procurador de Justiça, agora como coordenador do GAEDUC: “Vossa Excelência terá a missão de fazer com que os 10% que nós caminhamos até aqui nos últimos 10 anos se transformem em percentual a altura de Santa Catarina”, pontuou a PGJ.
Ao finalizar a cerimônia, Vanessa desejou sucesso ao empossado. “Hoje o Ministério Público se fortalece porque homens e mulheres como o doutor Marcelo escolhem ser exatamente o que são: servidor de um ideal. Desejo que o seu novo tempo como Procurador de Justiça seja fecundo em sabedoria, em serenidade e sobretudo em propósito”.
Últimas notícias
06/11/2025Procuradores de Justiça do MPSC debatem modernização do controle de constitucionalidade em seminário estadual na ALESC
06/11/2025MPSC recomenda suspensão de ligações elétricas irregulares na Praia do Ervino
06/11/2025Município de Santa Cecília sofre ação judicial por não cumprir acordo firmado com o MPSC para melhorar as condições do hospital
06/11/2025Marcelo Brito de Araújo é empossado como Procurador de Justiça
06/11/2025GAECOs de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul alinham estratégias de integração e enfrentamento ao crime em encontro em Florianópolis
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
10/10/2025MPSC obtém condenação de homem que ateou fogo na família da ex-companheira e matou a mãe dela