Mais de 16 anos de prisão para motorista que, embriagado, causou duas mortes na BR-282, em Ponte Serrada
Mais um caso de mortes causadas pela irresponsabilidade da mistura de álcool e volante teve uma conclusão nesta semana. Um motorista acusado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de causar a morte de duas pessoas, dirigindo alcoolizado e em altíssima velocidade na BR-282, em Ponte Serrada, foi condenado nesta terça-feira (6/5) a 16 anos de reclusão em regime inicial fechado e mais seis meses de detenção em regime aberto.
O crime ocorreu na madrugada de 17 de maio de 2019, por volta das 00h40. O réu havia saído de uma confraternização na qual consumiu bebidas alcoólicas com amigos. Um deles, passageiro em seu carro, perderia a vida momentos depois.
Após o encontro, o motorista e o amigo que estava de carona seguiram até uma casa noturna. Lá, chegaram a convidar um cliente para participar de um "racha" (corrida ilegal), convite que foi recusado. Mesmo assim, o réu saiu e continuou dirigindo em alta velocidade na via, que tinha limite de 80 km/h, sob efeito de álcool.
Enquanto trafegava pela rodovia, Fernando colidiu lateralmente com um veículo que tentava atravessar a pista em um cruzamento. Devido à velocidade extrema do carro do réu - o velocímetro do carro travou em 185 km/h, segundo testemunhas - o impacto foi violento: o outro motorista foi arremessado a 47 metros do ponto de colisão, e o passageiro do automóvel do acusado foi lançado pelo teto solar, percorrendo 134 metros até o local onde caiu. Ambos morreram na hora.
Logo após o acidente, o réu foi retirado do carro por uma pessoa que passava pelo local, mas fugiu sem aguardar o socorro, que já havia sido acionado por terceiros. Ele só se apresentou à polícia seis dias depois, tentando evitar a prisão em flagrante.
Como sustentado pelo Promotor de Justiça Estevão Vieira Diniz Pinto perante o Conselho de Sentença, o réu foi condenado pelos dois homicídios com dolo eventual - quando o agente não quer diretamente o resultado, mas assume o risco de produzi-lo -, pelos quais recebeu a pena de 16 anos de prisão, e por fugir do local do acidente para evitar a responsabilização penal, pelo que foi penalizado com mais seis meses de detenção.
"Os jurados da Comarca de Ponte Serrada proferiram mais um acertado veredito. Foi uma decisão técnica e justa, formada com base na exposição e análise das provas, e que certamente reverbera na comunidade local a mensagem de que, no Tribunal do Júri, aquele que comprovadamente atenta conta a vida alheia sofrerá rigorosas consequências", considera o Promotor de Justiça.
Últimas notícias
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
19/12/2025MPSC obtém decisão que impõe prazo para implementação efetiva do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil