Lei da Escuta Protegida: MPSC como referência nacional na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência
A Lei Federal n° 13.431, da escuta protegida, foi instituída em 2017 com o objetivo de estabelecer um sistema de garantia de direitos de crianças e de adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Desde a criação da Lei, há oito anos, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) é referência nacional por atuar com ênfase na implementação dos protocolos estabelecidos, tendo duas frentes de atuação: a do depoimento especial e a da escuta especializada.
A exposição a perguntas, comentários e intervenções inadequadas pode interferir no relato e na saúde da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência. Nesse percurso, muitas delas sofrem ou desistem de seguir adiante com a denúncia e com os atendimentos que possuem como finalidade promover a saúde, o bem-estar e a proteção da criança e do adolescente.
Para discutir sobre a organização dos sistemas de escuta protegida em Santa Catarina e incentivar que o Estado atenda às exigências da Lei, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJE) do MPSC realizou um levantamento junto aos municípios catarinenses. Os dados mostram se os municípios dispõem de comitê, protocolo e profissionais capacitados para a escuta especializada. De 295 municípios, 266 responderam à pesquisa.
Os resultados obtidos revelam lacunas no Estado quanto à proteção das crianças e dos adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Os Promotores de Justiça, em cada comarca, alertam e incentivam que os municípios avancem e atendam às exigências da Lei.
Resultados obtidos
31,6% dos municípios ainda não possuem o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, responsável pela organização dos sistemas municipais e do atendimento protetivo;
21,9% dos municípios ainda não estabeleceram fluxos de atendimento integrado. Ou seja, diante de uma situação de violência, a rede de proteção não possui uma atuação padrão integrada, o que pode levar a situações de novas violações de direitos;
26,7% dos municípios ainda não possuem profissionais capacitados para realizar a escuta especializada.
Lei da Escuta Protegida
Instituída em 2017, a Lei da Escuta Protegida, nº 13.431, estabelece um sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O objetivo é garantir a proteção e estabelecer protocolos de atendimento integrados, evitando, assim, a revitimização dessa população.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) é referência nacional na orientação dos protocolos estabelecidos pela Lei, inclusive, porque tem se articulado com os demais órgãos do sistema de garantia de direitos para assegurar escuta protegida nos municípios do Estado.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis