Jornada de capacitações do Legislativo em Ação chega ao fim com seminário em Florianópolis
Nos últimos dois meses, 11 cidades catarinenses receberam os seminários do Legislativo em Ação, programa que busca promover melhoria na governança, transparência e participação cidadã. O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).
O ciclo de capacitações chegou ao fim com uma palestra apresentada nesta quarta-feira (3/9) pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) do MPSC, Promotor de Justiça Marcio Vieira. O evento foi realizado na ALESC, em Florianópolis, e teve como tema central a moralidade administrativa.
Para Marcio Vieira, ao longo desse período, o projeto conseguiu alcançar os objetivos desejados. "O Legislativo em Ação foi um programa que estabeleceu um laço fundamental com as Câmaras de Vereadores e a população. Essa proximidade foi extremamente benéfica, pois nos permitiu orientar e trabalhar de forma preventiva todos os desafios que a defesa da moralidade administrativa exige. Foi uma experiência valiosa que demonstrou a importância da colaboração e do diálogo entre as instituições e a sociedade. E esperamos estabelecer essa prática como permanente, consolidando assim uma parceria duradoura entre o Ministério Público e as Câmaras de Vereadores, em benefício da transparência e da moralidade administrativa", destacou.
O programa "Legislativo em Ação" é desenvolvido há mais de quatro anos. Os seminários visam proporcionar reflexões e orientações direcionadas ao fortalecimento dos mandatos legislativos municipais e detransparência, bem como aproximar o Ministério Público das casas legislativas e da sociedade em geral.
O projeto conta com o apoio do programa "Qualifica". A iniciativa é resultado da cooperação entre a ALESC e o Tribunal Regional Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado e o MPSC, com a União de Vereadores e a Federação Catarinense de Municípios.
Ciclo de capacitações percorreu 11 cidades catarinenses
O ciclo de capacitações do Legislativo em Ação teve início em 26 de junho em Criciúma. Na região carbonífera, o evento reuniu vereadores e assessores parlamentares. Durante as apresentações, o Coordenador do CMA, Marcio Vieira, e o Promotor de Justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro abordaram o tema "moralidade pública".
Em 1° de julho, o Legislativo em Ação desembarcou na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. No dia seguinte, os seminários foram realizados em São Lourenço do Oeste. Na mesma semana, a iniciativa reuniu vereadores, assessores e servidores públicos em Chapecó. Os três encontros contaram com a participação do Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise e do Professor José Roberto Paludo, que falaram sobre moralidade pública e planejamento de mandato, respectivamente.
Uma semana depois, em 9 de julho, a Câmara de Vereadores de Lages recebeu a capacitação. Essa edição contou com a participação do Coordenador do CMA, Marcio Vieira, e do Gestor de Formação Política da ALESC, Paulo Wilpert. Dessa vez, estudantes do ensino médio também participaram.
Na sequência, Joaçaba, no Meio-Oeste, foi palco de mais uma edição. O evento aconteceu em 15 de julho. No fim do mês, as palestras chegaram à Câmara de Vereadores de Curitibanos. Já no dia 18 de agosto, a Câmara de Vereadores de Blumenau recebeu a capacitação. O evento reuniu dezenas de servidores do Legislativo e do Executivo, vereadores de Blumenau, Brusque e Timbó, assessores parlamentares, estudantes e acadêmicos de Direito, além de representantes do Observatório Social. Nos três encontros, Marcio Vieira e José Roberto Paludo apresentaram palestras sobre moralidade pública e planejamento de mandato, respectivamente.
Um dia depois, a Câmara Municipal de Balneário Camboriú sediou mais uma edição do Legislativo em Ação. Na cidade, o evento contou com o apoio da Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert. A edição teve como palestrante o Coordenador do CMA.
Em 22 de agosto, o Legislativo em Ação retornou ao Sul catarinense. Tubarão foi a décima cidade a receber o programa. Durante o evento, o Coordenador do CMA apresentou uma palestra sobre moralidade administrativa. Ainda nessa edição, o doutor em Sociologia Política José Roberto Paludo ministrou uma palestra sobre planejamento de mandato.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis