Integrantes de facção são condenados por homicídio de adolescente em briga entre facções em São José
Crime foi praticado em janeiro de 2021 para afugentar a família, que teria ligação com uma facção rival. O adolescente, de 17 anos, possuía deficiência intelectual e foi surpreendido quando retornava da casa de um tio.
Integrantes de uma facção criminosa denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelo homicídio de um adolescente com deficiência intelectual foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de São José em uma sessão encerrada na madrugada desta terça-feira (25/11).
A ação penal da 2ª Promotoria de Justiça de São José - fruto de intensa investigação da policia civil e do MP, que revelava que a facção buscava o domínio da Vila Formosa, afugentando parentes inocentes de faccionados rivais - relata o crime, praticado por volta das 23h do dia 28 de janeiro de 2021 em uma rua do bairro Vila Formosa. Na ocasião, quatro integrantes da facção criminosa, dois deles com posição de chefia local, abordaram de surpresa o adolescente de 17 anos – que tinha desenvolvimento intelectual incompleto, equivalente ao de uma criança de 10 a 12 anos – e, sem que ele tivesse a menor chance de defesa, o atingiram com 20 tiros. O motivo do crime foi o parentesco da vítima com um desafeto da facção, morto cinco anos antes.
Os quatro acusados foram julgados nesta segunda-feira. Dois deles foram condenados pelo homicídio qualificado por motivo fútil e por ter sido praticado mediante recurso que impossibilitou a defesa. Eles foram condenados a 19 anos e dez meses de prisão e a 16 anos e quatro meses de reclusão, ambos em regime inicial fechado. Outro foi condenado por integrar organização criminosa a quatro anos e um mês de prisão, também em regime fechado. O quarto acusado foi absolvido pelo Conselho de Sentença.
Os três acusados que foram condenados tiveram a prisão preventiva mantida e não poderão recorrer em liberdade. A decisão é passível de recurso.
Ação penal n. 5014730-84.2023.8.24.0064
Últimas notícias
30/05/2026Maio Laranja: caminhada em Fraiburgo reforçou o compromisso coletivo no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
30/05/2026Júri condena sogro e dois envolvidos na morte de um empresário de Pinhalzinho
30/05/2026Procuradora-Geral de Justiça visita sala de amamentação do MPSC em Lages e reforça atenção institucional ao aleitamento materno
29/05/2026Pela primeira vez, Santa Catarina receberá o Encontro Nacional do Tribunal do Júri em 2027, anuncia PGJ
29/05/2026MPSC media reuniões e atendimentos no Hospital Materno Infantil de Criciúma serão retomados
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste