Inaugurada a nova sede das Promotorias de Justiça de Joaçaba
Membros do Ministério Público de Santa Catarina presentes na cerimônia reforçaram que o principal objetivo das novas instalações é melhorar o atendimento à comunidade, trazendo resultados práticos.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está em um novo endereço em Joaçaba. As quatro Promotorias de Justiça da comarca se mudaram do fórum para o sétimo andar do edifício Unique Office, na Rua Frei Edgar, no Centro. As instalações foram planejadas para oferecer mais conforto, funcionalidade, acessibilidade e segurança, tanto para os membros e servidores da instituição quanto para a população que reside nos municípios de Água Doce, Ibicaré, Joaçaba, Luzerna e Treze Tílias.
O espaço foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (01/12), em uma cerimônia que reuniu o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Rafael de Moraes Lima; a Secretária-Geral Caroline Sartori Velloso Martinelli; o Procurador de Justiça Protásio Campos Neto; o Assessor Jurídico da Subprocuradoria-Geral de Justiça, Aurélio Giacomelli da Silva; os quatro Promotores de Justiça da Comarca de Joaçaba, Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro, Jorge Eduardo Hoffmann, Francieli Fiorin e Douglas Dellazari; além de Promotores de Justiça das comarcas vizinhas de Campos Novos e Catanduvas.
O Prefeito Vilson Sartori e representantes do Tribunal de Justiça, das Polícias Civil, Militar e Penal, do Corpo de Bombeiros e da Ordem dos Advogados do Brasil acompanharam a inauguração, participando do descerramento da placa e do corte da fita.
“Esse novo espaço representa um grande avanço na melhoria da entrega do trabalho do MPSC à sociedade. Sem dúvida, as condições melhoraram muito e hoje temos uma estrutura com acessibilidade e condições de receber todas as pessoas que nos procurarem com qualidade”, frisou o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Rafael de Moraes Lima.
A nova sede do MPSC em Joaçaba possui aproximadamente 540 m² de área privativa (quase quatro vezes mais do que as antigas instalações). O pavimento foi estruturado para atender plenamente às necessidades institucionais, comportando as Promotorias de Justiça e possuindo ainda salas de reuniões, audiências e assistência social, secretaria, copa e depósito.
A coordenadora das Promotorias de Justiça da Comarca de Joaçaba, Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro, reforçou que o principal objetivo de todo o investimento é atender as demandas da comunidade. “A população vê o Ministério Público de Santa Catarina como uma instituição que visa solucionar problemas, e uma estrutura ampla, acessível e dinâmica nos ajuda a cumprir esse propósito”, ressaltou.
O projeto atende integralmente às normas de acessibilidade, dispondo de elevadores, sanitários adaptados e circulação adequada para pessoas com deficiência. Os gabinetes seguem o Programa de Necessidades da Instituição, com áreas entre 19 m² e 24 m², enquanto os espaços de apoio técnico somam cerca de 45 m², comportando até sete estações de trabalho de forma confortável, com possibilidade de expansão.
O Promotor de Justiça mais antigo da comarca, Jorge Eduardo Hoffmann, que atua na área da cidadania e direitos fundamentais, diz que “a nova estrutura possibilita um atendimento mais humanizado à população”. A Promotora de Justiça Francieli Fiorin, que atua na área da violência doméstica e familiar, vai na mesma linha, frisando que “a mudança de local reforça a independência e autonomia do Ministério Público de Santa Catarina perante a comunidade”.
Já o Promotor de Justiça Douglas Dellazari, da recém-instalada 4ª Promotoria de Justiça, diz que “a transferência da sede do fórum para um espaço exclusivo faz com que a instituição se aproxime ainda mais da sociedade, resultando em mais celeridade e efetividade”.
Com essa entrega, o MPSC reforça seu compromisso com a melhoria das condições de trabalho e com a qualidade do atendimento à sociedade. O novo espaço não é apenas uma mudança física, mas um avanço institucional que traduz o empenho em oferecer ambientes adequados para que as Promotorias de Justiça possam desempenhar suas funções com excelência, produzindo os resultados que a sociedade espera.
Últimas notícias
02/12/2025Inaugurada a nova sede das Promotorias de Justiça de Joaçaba
01/12/2025MP recupera mais de R$ 134 mil para o Município de Palhoça e o Estado de Santa Catarina com acordos na área da moralidade administrativa
01/12/2025MPSC lança nova edição do “MPSC em Ação” com foco no Prioriza, programa que aproxima a atuação do Ministério Público da realidade catarinense
01/12/2025MPSC atua em múltiplas frentes para enfrentar os desafios relativos à população em situação de rua
01/12/2025Em evento sobre violência doméstica, Promotora de Justiça destaca como união entre instituições e cidadãos fortalece enfrentamento
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil