Homem que tentou matar companheira por causa de ciúmes é condenado
Por acreditar que a companheira o estava traindo após pedir a separação, o réu a atacou com diversos golpes de canivete. O Tribunal do Júri, em uma sessão nesta semana, seguiu o entendimento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou o homem a oito anos, cinco meses e 19 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, por tentativa de homicídio qualificado por feminicídio, motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.
A pena foi aumentada, porque o crime foi cometido na presença do filho menor de idade do casal.
Conforme a denúncia oferecida pelo MPSC, o réu e a vítima conviveram em união estável por aproximadamente onze anos e tiveram um filho.
No dia 30 de outubro de 2016, por volta das 10 horas, na residência do casal, o homem atacou a companheira com diversos golpes de canivete, que acabaram atingindo o abdômen, os braços e as mãos da mulher.
A vítima só não foi morta porque o filho do casal interveio e conseguiu segurar o agressor enquanto a mulher corria para fora da residência. Após isso, o réu fugiu do local.
Por conta das agressões, a vítima precisou ficar afastada das atividades habituais por 30 dias.
De acordo com a ação penal, o motivo do crime de tentativa de homicídio foi torpe, decorrente de ciúmes, pois o réu acreditava que era traído pela vítima depois que ela pediu a separação.
Além de ter sido praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, pois o homem, antes de munir-se de um canivete e atacá-la, trancou a porta da cozinha, que precisou ser arrombada pelo filho para possibilitar a defesa da mãe.
Ainda segundo a denúncia do MPSC, o crime foi praticado por razões da condição de sexo feminino e no âmbito da violência doméstica em meio a uma relação íntima de afeto, haja vista que o denunciado e a vítima mantinham um relacionamento amoroso há cerca de onze anos.
Por fim, o crime foi cometido na presença de um descendente da vítima, seu filho, de apenas 12 anos.
Atuaram perante o júri as Promotoras de Justiça Iara Klock Campos e Liliana Schuelter Vandresen.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste