Homem que tentou matar companheira por causa de ciúmes é condenado
Por acreditar que a companheira o estava traindo após pedir a separação, o réu a atacou com diversos golpes de canivete. O Tribunal do Júri, em uma sessão nesta semana, seguiu o entendimento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou o homem a oito anos, cinco meses e 19 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, por tentativa de homicídio qualificado por feminicídio, motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.
A pena foi aumentada, porque o crime foi cometido na presença do filho menor de idade do casal.
Conforme a denúncia oferecida pelo MPSC, o réu e a vítima conviveram em união estável por aproximadamente onze anos e tiveram um filho.
No dia 30 de outubro de 2016, por volta das 10 horas, na residência do casal, o homem atacou a companheira com diversos golpes de canivete, que acabaram atingindo o abdômen, os braços e as mãos da mulher.
A vítima só não foi morta porque o filho do casal interveio e conseguiu segurar o agressor enquanto a mulher corria para fora da residência. Após isso, o réu fugiu do local.
Por conta das agressões, a vítima precisou ficar afastada das atividades habituais por 30 dias.
De acordo com a ação penal, o motivo do crime de tentativa de homicídio foi torpe, decorrente de ciúmes, pois o réu acreditava que era traído pela vítima depois que ela pediu a separação.
Além de ter sido praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, pois o homem, antes de munir-se de um canivete e atacá-la, trancou a porta da cozinha, que precisou ser arrombada pelo filho para possibilitar a defesa da mãe.
Ainda segundo a denúncia do MPSC, o crime foi praticado por razões da condição de sexo feminino e no âmbito da violência doméstica em meio a uma relação íntima de afeto, haja vista que o denunciado e a vítima mantinham um relacionamento amoroso há cerca de onze anos.
Por fim, o crime foi cometido na presença de um descendente da vítima, seu filho, de apenas 12 anos.
Atuaram perante o júri as Promotoras de Justiça Iara Klock Campos e Liliana Schuelter Vandresen.
Últimas notícias
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil