Homem que matou a mulher na presença das filhas é condenado a 44 anos de prisão em São José
Um homem acusado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de matar a facadas a companheira, na presença das filhas dela menores de idade, foi condenado a 44 anos, um mês e seis dias de reclusão, em regime inicial fechado. Ele também terá que pagar uma indenização de R$ 720 mil, a ser dividida entre as duas filhas da vítima.
A ação penal ajuizada pela 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José relata o crime praticado no dia 15 de março de 2024, na residência da família no bairro Bela Vista, motivado pelo inconformismo do réu com a falência da relação conjugal. Por volta das 6h30min, após uma discussão, o homem partiu para cima da mulher no quarto do casal e passou a esganá-la, fazendo com que perdesse as forças, e desferiu golpes de faca na região do pescoço, causando-lhe a morte. Ao lado do corpo da vítima, a polícia encontrou uma aliança, uma carta e uma rosa.
O ataque homicida ocorreu no mesmo imóvel em que estavam as filhas de 14 e nove anos de idade que, do quarto ao lado, ouviram a discussão, os barulhos da violência física e as súplicas de socorro da mãe para, na sequência, ver a própria cena da mãe assassinada.
Conforme sustentado em plenário pelo Promotor de Justiça Márcio Conti Junior, o Conselho de Sentença - formado pelos jurados, que representam a sociedade no Tribunal do Júri - considerou o réu culpado por homicídio com três qualificadoras: o motivo fútil, impossibilidade de defesa da vítima e feminicídio, uma vez que foi praticado por razões da condição do sexo feminino, sendo caso de violência doméstica e familiar. Os jurados também autorizaram o aumento porque o crime foi praticado na presença das filhas da vítima.
Além da pena de reclusão e do pagamento de indenização, o réu deverá pagar pensão alimentícia na proporção de 1/3 do salário-mínimo para cada uma das filhas até completarem 25 anos de idade.
O réu, que já estava preso preventivamente desde a data do crime, teve negado o direito de recorrer em liberdade com base na decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a aplicação imediata da pena aos condenados pelo Tribunal do Júri.
"O julgamento mostra que a sociedade está cada vez mais comprometida com a punição por crimes de feminicídio, e o caso inovou ao alcançar uma indenização financeira em favor das filhas da vítima, o que foi deferido pelo Juízo Criminal de São José", avalia o Promotor de Justiça.
Últimas notícias
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
19/12/2025MPSC obtém decisão que impõe prazo para implementação efetiva do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil