Homem que agrediu policial em Passo de Torres responderá por tentativa de homicídio
Preso preventivamente desde a audiência de custódia, o homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pela tentativa de homicídio de um policial militar em Passo de Torres já é réu em ação penal. A agressão ocorreu no dia 19 de setembro após uma abordagem em uma blitz de trânsito e, filmada por transeuntes, teve ampla repercussão na mídia.
Conforme relata a denúncia da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rosa do Sul, o réu foi parado por uma blitz da Polícia Militar às 10h40 da manhã. Com licenciamento vencido, ele teve o automóvel apreendido. Foi quando passou a desacatar os policiais e, em função disso, recebeu voz de prisão.
O motorista resistiu, reagindo de forma violenta e, em seguida, desferiu um golpe conhecido como ¿mata-leão¿ contra um dos policiais, sufocando-o. Mesmo com a vítima desmaiada, o agressor continuava estrangulado-a, até que o outro policial militar, apoiado por populares e somente após disparar dois tiros com balas de borracha, conseguiu contê-lo.
O réu foi preso em flagrante e, no dia seguinte, na audiência de custódia, conforme manifestação do Ministério Público, teve sua prisão preventiva decretada. O agressor foi, então, conduzido para o Presídio Regional de Araranguá, onde permanece até decisão judicial em contrário.
Diante dos fatos, no dia 30 de setembro o Promotor de Justiça Paulo Henrique Lorenzetti da Silva denunciou o réu pelos crimes de desacato, resistência e tentativa de homicídio triplamente qualificado, por ter sido praticado contra policial militar no exercício da função, para assegurar a impunidade dos outros dois crimes e com o emprego de asfixia.
A denúncia foi recebida pelo Poder Judiciário no dia 1º de outubro, e agora o réu responde a ação penal na qual terá amplo direito de defesa. (Ação n. 0001465-55.2019.8.24.0189)
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente