Homem é condenado a mais de 29 anos em Júri por feminicídio em Itapiranga
Márcio Leopoldo Ebert, denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por feminicídio, aborto e posse ilegal de arma de fogo, foi condenado a 29 anos e nove meses de prisão nesta quarta-feira (21/11), em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Itapiranga.
A denúncia do Ministério Público relata que, em novembro de 2017, Márcio, então com 27 anos, matou a companheira Marciele dos Santos Friedrich, de 16 anos, grávida, agredindo-a com um pedaço de madeira, com um facão e com uma pedra. As agressões causaram ferimentos por todo o corpo da vítima, que morreu por traumatismo crânio encefálico. Além disso, provocaram também o aborto do feto de 12 semanas.
O motivo do homicídio foi Marciele ter descoberto outros crimes praticados por Márcio - como assaltos a estabelecimentos comerciais e o homicídio de um taxista - e ter contado aos pais do réu. Temendo que a vítima o entregasse às autoridades, Márcio resolveu matá-la.
Perante o Tribunal do Júri, a Promotora de Justiça Ana Carolina Ceriotti sustentou que Márcio praticou os crimes de homicídio duplamente qualificado - por se tratar de feminicídio, em virtude da condição do gênero feminino e envolver violência doméstica, e por ter sido praticado com meio cruel -, de aborto e de posse ilegal de arma de fogo, uma vez que foi encontrada na casa uma espingarda sem registro pelos policias que atenderam a ocorrência.
Diante dos fatos e provas, o Conselho de sentença julgou Márcio culpado nos termos da denúncia do Ministério Público. A pena aplicada ao réu foi de 29 anos e nove meses, sendo 28 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, e um ano e três meses de detenção. A sentença é passível de recurso. (Ação n. 0001340-38.2017.8.24)
VÍDEOS
Neste vídeo, entenda o que é o chamado feminicídio, um tipo de homicídio qualificado. Para recorrer ao MPSC em casos de violência doméstica, ligue 180 ou compareça a Promotoria de Justiça mais próxima.
Entenda o significado da palavra Feminicídio.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente