GAECO, em apoio a 4ª PJ de Xanxerê, deflagra a operação Gol Contra
Na manhã desta sexta-feira (21/03), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atuação regional na área de moralidade administrativa, deflagrou a Operação "Gol Contra", com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Única da Comarca de Ponte Serrada.
A operação tem como finalidade a obtenção de provas relacionadas a supostas irregularidades na gestão financeira de eventos promovidos pelo Departamento Municipal de Esportes do Município de Ponte Serrada/SC. As investigações apontam para a possível ocorrência de desvio de valores provenientes das inscrições em eventos esportivos, incluindo futsal, futebol e truco, além de outros valores relacionados a atividades organizadas pelo Departamento.
Há indícios de que dois servidores municipais, atuando em conluio, se apropriavam indevidamente desses valores, uma vez que atletas e familiares eram induzidos a efetuar pagamentos de inscrições e outras taxas em contas bancárias particulares dos próprios servidores. Os montantes arrecadados, no entanto, não eram repassados à Administração Pública, ocasionando prejuízos ao próprio Município.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas residências dos servidores investigados, na sede do Departamento Municipal de Esportes e na Secretaria Municipal de Educação, Esportes Cultura e Lazer, todas localizadas na cidade de Ponte Serrada. As diligências estão sendo realizadas por equipes do GAECO de Santa Catarina, em conformidade com as diretrizes estabelecidas no procedimento investigatório em curso na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê.
Operação Gol Contra
O nome foi escolhido por sua analogia com a dinâmica do futebol, um dos principais esportes envolvidos na investigação. No contexto esportivo, um "gol contra" ocorre quando um jogador, intencionalmente ou por erro, acaba prejudicando a própria equipe. Da mesma forma, os servidores investigados, ao invés de trabalharem para o desenvolvimento esportivo e o interesse público, teriam desviado recursos destinados à promoção de eventos esportivos, lesando a administração municipal e o próprio Departamento de Esportes. Essa conduta, se comprovada, demonstra um prejuízo à coletividade e ao erário municipal. A operação tem como objetivo identificar a extensão dos desvios e garantir a devida responsabilização dos envolvidos.
A investigação tramita sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. A PRF fazia parte da força-tarefa até o início do mês. A suspensão aconteceu em razão de uma determinação do Ministério da Justiça. A parceria poderá ser revista ou retomada a qualquer momento.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis