GAECO e GEAC deflagram operação para apurar corrupção em contratos de pavimentação asfáltica no meio-oeste catarinense
Notícia atualizada às 11:43
Na manhã desta terça-feira (5/8), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), em apoio à investigação conduzida pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagram a Operação "Via Clandestina" em combate a crimes contra a administração pública.
A Operação Via Clandestina investiga a prática de corrupção ativa e passiva em contratos de pavimentação asfáltica firmados pelo Município de Vargem, no Meio-Oeste catarinense, durante a gestão 2021/2024. As apurações apontam indícios de vantagens indevidas pactuadas por meio de favorecimentos recíprocos entre um agente político e um empresário do setor. Durante o cumprimento dos oito mandados de busca e apreensão, foram apreendidos documentos e mídias relevantes para a investigação.
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concentra-se nos municípios de Vargem, Campos Novos, Lages e São José e tem por objetivo a apuração dos crimes de corrupção ativa e passiva, com pactuação de vantagens indevidas, mediante favorecimentos recíprocos entre agente político e empresário do ramo de pavimentação asfáltica.
A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo.
As investigações prosseguem em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Operação Via Clandestina
A operação intitulada "Via Clandestina" faz referência à suspeita de encontros clandestinos e previamente agendados entre os investigados, em vias públicas, para repasse de valores espúrios decorrentes da execução de contratos de pavimentação asfáltica de vias públicas municipais.
GAECO e GEAC
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente