GAECO deflagra nova fase de operação que apura atos de violência praticados por integrantes de torcidas organizadas
Na manhã desta sexta-feira (05/09), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a 3ª fase da Operação Torcida Segura. O Procedimento Investigatório Criminal é conduzido pela 29ª Promotoria de Justiça da Comarca de Florianópolis e decorrente da operação deflagrada em novembro de 2024, envolvendo líderes e integrantes de torcidas organizadas da Capital que incitavam atos de violência e o enfrentamento entre esses grupos rivais.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca da Capital e as ações dessa operação conjunta deram cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão, em municípios de Grande Florianópolis.
Durante as ações de cumprimento dos mandados, um dos investigados acabou sendo preso em flagrante delito pelo porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia para as providências legais. Com o alvo preso havia três armas.
As investigações tiveram início após um confronto violento entre membros de torcidas organizadas que ocorreu em um posto de gasolina no município de São José, depois de uma partida realizada em Florianópolis. Esse episódio chamou atenção das autoridades devido ao aumento expressivo da violência, principalmente, em jogos envolvendo integrantes dessas torcidas. Na ocasião, os suspeitos participaram de uma briga generalizada, utilizando barras de madeira e ferro, violência que deixou gravemente feridos quatro homens além de ter causado danos significativos a diversos veículos, fatos que são alvo de investigação específica pela Polícia Civil de São José.
As apurações revelaram ainda que os confrontos não eram ocasionais, mas sim previamente combinados por meio de aplicativos de mensagens. Além disso, há indícios de que as torcidas organizadas planejavam emboscadas contra grupos rivais, intensificando o clima de hostilidade e colocando em risco a segurança pública nos arredores dos eventos esportivos.
Após esse fatídico confronto entre torcidas organizadas da Capital, marcado por atos de extrema violência praticados pelos envolvidos, foi deflagrada a Operação Torcida Segura, para coibir esse tipo de conduta.
Atuaram com o GAECO na operação Policiais Militares do 1º Comando Regional de Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE).
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
As condutas dos envolvidos também serão apuradas em outras esferas criminais, podendo inclusive resultar na proibição de frequentarem os estádios nos dias de eventos esportivos.
Relembre a Operação Torcida Segura
O GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente