GAECO catarinense apoia Ministério Público do Paraná em operações de combate a irregularidades no serviço público
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina está cumprindo, nesta segunda-feira (1/7), cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de São José, Rio do Sul, Agronômica e Braço do Trombudo. As ações são em apoio às operações "Abecedário" e "Fogo no parquinho", deflagradas pelo Ministério Público do Paraná, por meio do GAECO e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), para apurar irregularidades no serviço público municipal de Guarapuava, no estado vizinho.
As investigações envolvem supostos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e organização criminosa praticados por servidores públicos municipais. Os crimes teriam sido praticados em processos de licitações e contratos formalizados com o Município entre 2021 e 2023. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades paranaenses de Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Foz do Iguaçu, totalizando 34 procedimentos.
Em apoio à operação "Abecedário", o alvo em terras catarinenses é um indivíduo residente no município de São José. Ele teria recebido valores em sua conta bancária de um grupo empresarial investigado, indicando ser possivelmente um dos responsáveis por dissimular valores oriundos de corrupção. Já a operação "Fogo no Parquinho" investiga quatro alvos na região do Alto Vale, supostamente ligados a fraudes em licitações praticadas por duas empresas.
O GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste