GAECO catarinense apoia GAECO do Paraná e PM em operação que investiga suspeita da participação de policiais militares em esquema criminoso
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, uma operação com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, oito de busca pessoal e dois de prisão temporária nos municípios de Barracão, Pranchita e Dionísio Cerqueira (SC). As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar.
A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina, uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
A investigação apura possíveis crimes de associação criminosa, corrupção passiva, peculato e prevaricação supostamente praticados por dois policiais militares lotados no Pelotão de Barracão, no Sudoeste do estado.
As investigações, iniciadas em 2024, demonstraram que os policiais militares, em conjunto com empresários e outros civis da região, teriam estabelecido uma associação criminosa para a cobrança de valores de pessoas envolvidas com contrabando e descaminho de produtos oriundos da Argentina. O esquema funcionava de modo que aqueles que pagavam os valores solicitados não tinham suas cargas apreendidas e eram informados sobre eventuais operações policiais em andamento. Constatou-se ainda que, em algumas oportunidades em que houve apreensões de produtos pelos agentes policiais, parte da carga teria sido desviada em proveito próprio.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos diversos documentos e equipamentos eletrônicos que serão periciados no curso das investigações.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis