Fiscalização do POA apreende quase 670 kg de alimentos irregulares em Florianópolis
Foram fiscalizados quatro estabelecimentos. Um deles foi interditado.
Quase 670 kg de alimentos de origem animal impróprios para o consumo foram apreendidos em Florianópolis. Esse é o resultado da fiscalização realizada entre os dias 25 e 27 de novembro por meio do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores (POA), que é coordenador pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Veja fotos da fiscalização aqui.
Durante a operação foram fiscalizados quatro estabelecimentos — dois restaurantes e duas peixarias localizados na região Norte e no Sul da Capital. Um dos locais foi interditado por apresentar condições inadequadas de armazenamento e manipulação dos produtos.
A Promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo, titular da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital com atuação na área do consumidor afirmou que “essas operações ocorrem rotineiramente para garantir a qualidade dos produtos e o respeito às normas sanitárias na comercialização e no armazenamento dos produtos de origem animal”.
Para a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Promotora de Justiça Aline Restel Trennepohl "as operações conjuntas se revelaram valiosa ferramenta para proteger a saúde do consumidor, por aumentarem a interlocução entre os órgãos fiscalizadores e ampliarem a abrangência dos atos fiscalizatória, garantindo a cessação de práticas irregulares no mercado de consumo".
Participaram das fiscalizações representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina (CIDASC), Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis e Polícias Civil e Militar.
A operação integra as ações contínuas do POA para garantir a segurança alimentar e proteger os direitos dos consumidores em Santa Catarina. O POA é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC.
Últimas notícias
27/11/2025Novo episódio do podcast “Educando Cidadãos” debate pilares da democracia
27/11/2025MPSC recomenda que Prefeitura de Florianópolis não altere finalidades ou limites das unidades de conservação
27/11/2025Estudantes de Tubarão participam de atividade educativa sobre prevenção ao bullying
27/11/2025Servidor público de Palhoça firma acordo com MPSC e restituirá R$ 57 mil ao Município
27/11/2025Operação Patrola: Ex-Prefeito de Alto Bela Vista inicia cumprimento de pena de prisão
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil