Fábio Strecker Schmitt se despede da presidência do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos MPs
Despedida ocorreu em solenidade em Porto Alegre. Na mesma ocasião, o Corregedor-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul tomou posse no cargo de Presidente do Conselho.
“Tivemos a disposição de contribuir com a construção de um Ministério Público brasileiro sempre mais forte, eficiente no cumprimento de sua missão institucional, próximo ao cidadão e capaz de transformar a realidade social. Muito obrigado”. Com essas palavras, o Corregedor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio Strecker Schmitt, se despediu, após um ano no cargo, da presidência do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU). O evento ocorreu nesta quarta-feira (4/2) na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.
A declaração compôs a solenidade de posse do novo Presidente do Conselho, o Corregedor-Geral do MPRS, Fábio Roque Sbardellotto. O novo Presidente do Conselho destacou o agradecimento direcionado ao Corregedor-Geral do MPSC. “Nessa minha fala não posso deixar de render minha homenagem, minha sincera admiração e gratidão ao doutor Fábio Strecker Schmitt, que hoje eu sucedo, e a toda a sua diretoria. O trabalho equilibrado, técnico e agregador fortaleceu este Conselho como espaço legítimo de diálogo, reflexão e aprimoramento”, declarou.
149ª reunião
Na quinta-feira (5/2), o CNCGMPEU promoveu sua 149ª reunião ordinária. A programação contou com painéis temáticos e uma reunião administrativa. Pela manhã, a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Karen Luise Vilanova Batista de Souza destacou a Corregedoria como espaço de escuta, mediação e cuidado institucional. No segundo painel, o Corregedor Nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, abordou o papel das Corregedorias no fortalecimento da atuação ministerial.
À tarde, antes da reunião administrativa que debateu os desafios da nova presidência e agendou o próximo encontro do Conselho para março, a conselheira do CNMP Greice Fonseca Stocker enfatizou que a Corregedoria moderna atua de forma preventiva e pedagógica, equilibrando eficiência investigativa e direito de defesa.
Últimas notícias
07/04/2026Definida data da posse do Procurador de Justiça Andreas Eisele como Desembargador do TJSC
06/04/2026MPSC e ACMP lançam 3º edição do Prêmio de Jornalismo no Dia do Jornalista
07/04/2026CyberGAECO deflagra a Operação Aurora que investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
07/04/2026Autocomposição entre MPSC e Município de Joinville garante melhorias em praças públicas
07/04/2026Operação Mensageiro: MPSC firma acordos com investigados para ressarcir mais de R$ 8 milhões ao Município de Lages
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste