Fábio Strecker Schmitt se despede da presidência do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos MPs

Despedida ocorreu em solenidade em Porto Alegre. Na mesma ocasião, o Corregedor-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul tomou posse no cargo de Presidente do Conselho.  

09.02.2026 14:01
Publicado em : 
09/02/26 05:01

“Tivemos a disposição de contribuir com a construção de um Ministério Público brasileiro sempre mais forte, eficiente no cumprimento de sua missão institucional, próximo ao cidadão e capaz de transformar a realidade social. Muito obrigado”. Com essas palavras, o Corregedor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio Strecker Schmitt, se despediu, após um ano no cargo, da presidência do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU). O evento ocorreu nesta quarta-feira (4/2) na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.

A declaração compôs a solenidade de posse do novo Presidente do Conselho, o Corregedor-Geral do MPRS, Fábio Roque Sbardellotto. O novo Presidente do Conselho destacou o agradecimento direcionado ao Corregedor-Geral do MPSC. “Nessa minha fala não posso deixar de render minha homenagem, minha sincera admiração e gratidão ao doutor Fábio Strecker Schmitt, que hoje eu sucedo, e a toda a sua diretoria. O trabalho equilibrado, técnico e agregador fortaleceu este Conselho como espaço legítimo de diálogo, reflexão e aprimoramento”, declarou.

149ª reunião

Na quinta-feira (5/2), o CNCGMPEU promoveu sua 149ª reunião ordinária. A programação contou com painéis temáticos e uma reunião administrativa. Pela manhã, a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Karen Luise Vilanova Batista de Souza destacou a Corregedoria como espaço de escuta, mediação e cuidado institucional. No segundo painel, o Corregedor Nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, abordou o papel das Corregedorias no fortalecimento da atuação ministerial.

À tarde, antes da reunião administrativa que debateu os desafios da nova presidência e agendou o próximo encontro do Conselho para março, a conselheira do CNMP Greice Fonseca Stocker enfatizou que a Corregedoria moderna atua de forma preventiva e pedagógica, equilibrando eficiência investigativa e direito de defesa. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC