;

24.07.2020

Evento do Programa Transparência Legal discute gestão das informações públicas

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade do MPSC, Procurador de Justiça Davi do Espírito Santo, proferiu palestra sobre importância da proposta do programa em compilar normas municipais em um portal unificado.
Post

Com apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) promoveram o evento "Gestão das informações públicas sobre normas municipais: soluções integradas para integridade e autenticidade dos atos normativos dos municípios catarinenses" nesta quinta-feira (23/7), via videoconferência.

A transmissão faz parte do programa Transparência Legal, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade do MPSC (CECCON). "Queremos chamar atenção para a importância da compilação das normas e de sua organização, demonstrando as vantagens de um espaço informatizado, unificado e com segurança no armazenamento de dados, disponíveis à consulta da população", enfatizou o Coordenador do CECCON, Procurador de Justiça Davi do Espírito Santo, que foi um dos palestrantes do evento, ao lado do Presidente do CIGA, Robson Jean Back, e do Presidente da FECAM, Orildo Antonio Severgnini.

"A sociedade, como destinatária final desses atos normativos, tem o direito de saber quais são suas leis e como utilizá-las. Mas essa transparência também beneficia o gestor público, a comunidade jurídica, os agentes públicos envolvidos na produção de atos normativos e as entidades e órgãos de controle, que precisam conhecer a fundo a legislação que está em vigor", reforçou Davi do Espírito Santo.

O evento também teve como objetivo alertar prefeitos e vereadores sobre os aspectos constitucionais que devem ser observados na elaboração das leis municipais, além de enfatizar os ganhos que uma padronização dos textos legais pode trazer para a sociedade, evitando problemas na certificação da autenticidade de atos normativos.

Programa Transparência Legal

Esse foi o primeiro evento do programa Transparência Legal, instituído em um acordo de cooperação técnica firmado entre o MPSC e mais dez instituições do estado no final do ano passado. A finalidade do programa, explicada pelo Coordenador do CECCON durante a videoconferência, é construir um portal on-line unificado e permanente que concentre as leis e atos normativos dos municípios catarinenses de forma padronizada, cumprindo as disposições da Lei de Acesso à Informação e facilitando o acesso da população catarinense.

O programa ainda prevê a execução de um projeto de capacitação dos agentes públicos envolvidos na produção de normas municipais, assim como a edição de um manual técnico legislativo com orientações específicas acerca da elaboração, redação e alteração das leis.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC