ERB atua junto ao Itamaraty para fortalecer cooperação jurídica internacional
MPSC e MRE buscam fortalecer e otimizar o fluxo de comunicações entre o Ministério Público catarinense e autoridades estrangeiras.
Foto: Diego Bavarelli.
O Coordenador-Adjunto do Escritório de Representação em Brasília (ERB) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça José da Silva Júnior, reuniu-se com o Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Gustavo Chedid, e integrantes de sua equipe para tratar de medidas voltadas ao aperfeiçoamento da cooperação jurídica internacional. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (23/7) no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O objetivo foi fortalecer e otimizar o fluxo de comunicações entre o Ministério Público catarinense e autoridades estrangeiras, especialmente no que se refere ao processamento de cartas rogatórias, intimações e demais atos de cooperação internacional necessários à instrução de processos judiciais.
Os participantes também debateram o andamento de um processo relacionado à cooperação entre Brasil e Bolívia em procedimento de extradição ativa. O caso envolve uma ação penal submetida ao rito do Tribunal do Júri, em trâmite na Comarca de Balneário Camboriú, na qual o denunciado, um cidadão romeno, encontra-se preso na Bolívia aguardando a conclusão do processo de extradição para responder à persecução penal no Brasil.
"A iniciativa reforça a atuação do Escritório de Representação em Brasília na interlocução com órgãos e autoridades federais, contribuindo para a defesa institucional do Ministério Público de Santa Catarina em assuntos estratégicos", avaliou o Coordenador-Adjunto do ERB.
Últimas notícias
23/07/2026Homem que matou a tia com quem mantinha relacionamento amoroso é condenado a mais de 26 anos de prisão em Criciúma
23/07/2026Tribunal do Júri condena chefe de facção criminosa por mandar matar homem em Brusque
23/07/2026ERB atua junto ao Itamaraty para fortalecer cooperação jurídica internacional
23/07/2026MPSC figura entre os três primeiros MPs estaduais do país com maior interação nas redes sociais
22/07/2026Projeto Escola Restaurativa reúne 120 profissionais da educação em Penha
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste