Em Xaxim, homem é condenado a mais de 46 anos de reclusão por matar rival a tiros
Um homem que matou um rival a tiros e deixou uma mulher e uma criança de quatro anos de idade feridas foi condenado a 46 anos e oito meses de reclusão em regime inicial fechado em Xaxim. Os jurados acolheram a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelas Promotoras de Justiça Kelly Vanessa De Marco Deparis e Mirela Dutra Alberton - que integra o Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GEJURI) do MPSC -, e o condenaram por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e emboscada), por dois homicídios tentados qualificados pelas mesmas qualificadoras e por corrupção de menores. A sessão ocorreu nesta quinta-feira (27/2).
De acordo com a denúncia, no dia 5 de janeiro de 2020, por volta das 14h30, em uma estrada de terra no bairro Santa Terezinha, o réu, acompanhado de 14 comparsas, entre eles dois adolescentes, armaram uma emboscada para a vítima, um homem de 32 anos. Eles montaram uma barreira na estrada com pedras e galhos de árvores e, escondidos na mata, aguardaram a passagem do veículo em que o alvo estava.
Quando a vítima passou pelo local, os criminosos saíram do esconderijo e, aos gritos de "perdeu, perdeu", começaram a disparar contra o carro. A vítima foi atingida por diversos disparos e morreu no local. A motorista do veículo e sua filha, de apenas quatro anos, também foram feridas, mas sobreviveram graças ao rápido socorro. A investigação revelou que o crime foi motivado por uma disputa entre facções criminosas.
Cabe recurso da sentença, mas o Juízo negou ao réu o direito de recorrer em liberdade e aplicou o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que "a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada".
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis